Migalhas de Peso

Novas regras da ANS: Como as mudanças na rede hospitalar impactam os beneficiários

A resolução 585/23 da ANS está com uma importante alteração, com maior proteção aos consumidores com novas regras para alterações na rede hospitalar. Descubra os impactos e os direitos assegurados.

14/1/2025

No dia 31/12/24, entraram em vigor as novas diretrizes da ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, regulamentadas pela RN 585/23. Essas mudanças representam um marco na proteção dos beneficiários de planos de saúde, trazendo maior transparência e segurança em casos de alterações na rede hospitalar, sejam exclusões ou substituições de unidades.

Entre os principais avanços, destacam-se:

Essas medidas não apenas reforçam os direitos dos consumidores, mas também garantem maior equilíbrio nas relações com as operadoras. A exigência de comunicação antecipada e a possibilidade de portabilidade sem restrições financeiras asseguram que o beneficiário tenha opções claras e justas diante de mudanças.

Esse avanço é mais uma demonstração de que o Direito à Saúde é um campo em constante transformação, demandando advogados atentos e preparados para defender os interesses dos consumidores. Para os profissionais do Direito, essas mudanças também reforçam a necessidade de especialização para atuar nesse nicho estratégico e em crescimento.

Advogados que desejam explorar mais sobre os impactos dessas mudanças e como atuar de forma eficaz têm a oportunidade de transformar esse conhecimento em resultados práticos. A advocacia no Direito à Saúde está mais relevante do que nunca!

Nayara Nogueira
Especialista em Processo Civil e Direito à Saúde, com 10+ anos de atuação. Referência em ações contra planos de saúde e formadora de advogados que desejam se destacar nesse nicho estratégico.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025