Migalhas de Peso

Remuneração e Estratégia Empresarial

Os executivos encarregados do Planejamento Estratégico das empresas enfrentam dois importantes desafios.

29/6/2009


Remuneração e Estratégia Empresarial

Domingos Sávio Telles*

Os executivos encarregados do Planejamento Estratégico das empresas enfrentam dois importantes desafios :

(1) fazer com que todos os colaboradores conheçam, em certo grau, a estratégia da empresa e

(2) estimular as atitudes e obter os desempenhos individuais e grupais necessários à concretização dos objetivos estratégicos.

Esses desafios, aliás, se apresentam diante de qualquer reorientação organizacional significativa, incluindo os diversos tipos de planejamento, a implantação de um programa de gestão da qualidade ou uma campanha de marketing específica.

Por outro lado, os especialistas em gestão de pessoas concluíram não ser o salário a única forma de motivação, havendo toda uma série de iniciativas gerenciais necessárias para manter as equipes motivadas. No entanto, a remuneração variável, condicionada ao desempenho, é capaz de manter os profissionais focados nos objetivos, facilitando a eficácia motivacional.

Já escrevemos, anteriormente, que a participação em lucros e resultados pode ser uma ferramenta de incentivo à gestão estratégica. Entretanto, a legislação brasileira admite outras formas de remuneração variável, por hora, tarefa, comissões exclusivamente, comissões mais salário fixo e gratificações pelo exercício de função. Todas essas formas podem ser combinadas de modo a estimular os colaboradores na concretização da estratégia empresarial. Além disso, um sistema de remuneração bem arquitetado é capaz de comunicar as diretrizes estratégicas para todos os envolvidos, na medida em que cada um sabe quais os resultados que trarão maior ganho individual por serem importantes estrategicamente.

Por essas razões, os responsáveis pelo gerenciamento estratégico podem obter vantagens significativas alinhando o sistema de remuneração com as expectativas da organização na implantação do planejamento, do controle da qualidade ou de outro plano relevante.

___________

*Advogado e sócio do escritório Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial

___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Quando o cliente paga mal, você paga mais: O custo oculto da tolerância financeira na advocacia

3/5/2024

O que a regra que bane cláusula de não concorrência com trabalhadores nos EUA pode sinalizar para as empresas no Brasil

3/5/2024

Juridicamente, empresas não podem sofrer falência!

3/5/2024

Honorários advocatícios na execução por quantia certa

3/5/2024

Discussão acerca dos juros remuneratórios em contratos bancários: Uma abordagem cautelosa

3/5/2024