Migalhas Quentes

Alterações no sistema Bacen-Jud evitarão penhoras indevidas

O sistema Bacen-Jud

18/4/2005

 

Penhora Online

 

Alterações no sistema Bacen-Jud evitarão penhoras indevidas

 

O sistema Bacen-Jud, popularmente chamado de Penhora On-Line sofrerá implementações, algumas previstas já para o início de junho. O “novo” sistema, além de aperfeiçoar o existente, visa minimizar as falhas contidas, apresentando soluções e ajustes para as mesmas. Segundo as advogadas Josiane Martinelli Silva e Akira Valeska Fabrin, da área trabalhista e previdenciária do escritório Martinelli Advocacia Empresarial, o Bacen-Jud 2.0 será implantado em três fases, sendo que num primeiro momento, o objetivo é realizar o bloqueio e o desbloqueio via sistema, além da transferência de valores bloqueados para contas judiciais e o controle de respostas pelo juízo solicitante, sem intervenção manual. “As demais fases tendem a implementar as necessidades que surgirão e atender as solicitações de informações judiciais de existências de contas, saldo, extratos dentre outros”.

 

Um dos principais objetivos do sistema é atender o crescente número de ofícios judiciais enviados às instituições financeiras, que devido ao excesso de solicitações, não são cumpridas em tempo hábil. Não obstante, as respostas aos ofícios também passam a ser informatizadas e realizadas via sistema e não mais manualmente. As implementações do sistema darão ênfase ao desbloqueio das contas penhoradas. O sistema irá permitir a redução do prazo de processamento das ordens judiciais, possibilitando maior agilidade no desbloqueio.

 

No entanto, a inovação mais aguardada é a observância do valor da execução para fins de penhora, que deverá ocorrer não mais sobre o saldo total mantido na conta corrente. As alterações trazidas com o sistema são de suma importância, pois resolverão diversos impasses ocasionados pelas penhoras indevidas. Ademais, a finalidade da Penhora On-Line é justamente tornar mais rápida e eficaz as execuções das dívidas trabalhistas. Desta forma, o novo sistema trará garantia e segurança as partes envolvidas no processo.

____________

 

 

 

 

________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

Lei 14.846/24 e a nova medida especial de proteção ao trabalho realizado em arquivos, em bibliotecas, em museus e em centros de documentação e memória

29/4/2024

Correios são condenados pelo TST a pagar indenização de R$ 20 mil a empregado que sofreu 4 assaltos

29/4/2024