Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Marcas e Propriedade Industrial – Uma Visão Multidisciplinar"

Confira quem são os três sortudos que ganharam o livro "Marcas e Propriedade Industrial – Uma Visão Multidisciplinar" (e+a – 154p.), organizado por Viviane Mattos Nielsen.

25/11/2010


Sorteio de obra

O livro "Marcas e Propriedade Industrial – Uma Visão Multidisciplinar" (e+a – 154p.), organizado por Viviane Mattos Nielsen, e prefaciado por Denis Borges Barbosa, reúne oito artigos inéditos sobre marcas, escritos por diferentes autores que estudam o tema e trabalham ou já trabalharam com análise de registro de marcas.

"O livro Marcas e Propriedade Industrial – Uma Visão Multidisciplinar surpreende e apresenta-se como obra acessível a estudantes, universitários, especialistas e interessados no tema. Não é para menos – o Brasil é um dos cinco países com maior número de pedidos de marcas do mundo. O assunto, dia após dia, ganha cada vez mais espaço em instituições, empresas, universidades, no governo e na imprensa.

Pela primeira vez, oito analistas de marcas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) expõem, em artigos dinâmicos e sintetizados, diferentes visões. A obra revela que o escritor Machado de Assis foi especializado em marcas e patentes, no século XIX, quando a matéria começava a se desenvolver no país. Menciona também a força das marcas junto aos consumidores, tornando-se objeto de desejo coletivo, incluindo valores psicológicos e emocionais. A questão marcaria é relacionada a ciência, tecnologia e inovação.

Há um estudo sobre o uso de marcas pelas empresas, por localização, porte e setores, visando a identificar o perfil do empresariado brasileiro. Marcas como gerenciamento estratégico, em nível industrial e comercial, como meio de atrair e fidelizar clientes e tornar produtos e serviços inconfundíveis. E vai além: a obra discute os diferentes tipos de marcas, a legislação brasileira sobre propriedade industrial e a comparação desta com a lei francesa.

Enfim, partindo de um tema de importância capital para o desenvolvimento dos países, os autores de Marcas e Propriedade Industrial – Uma Visão Multidisciplinar fazem a diferença e inovam na discussão de conteúdo e na difusão do assunto para leitores de idades e formações diversas."

Sobre a organizadora :

Viviane Mattos Nielsen é analista de marcas do INPI, mestre em Direito Internacional e Integração Econômica pela UERJ e diplomada especialista em marcas e desenhos industriais pelo CEIPI — Centre D 'Etudes Internacionales en Propriété Industrielie, localizado em Estrasburgo, França. Teve sua dissertação publicada no livro organizado pelo Dr. Denis Borges Barbosa, intitulado Direito Internacional da propriedade intelectual. Além de examinadora de marcas, participa de dois grupos de estudos no INPI sobre o Protocolo de Madri e Observatório de Tratados Internacionais. Também atua como palestrante em cursos de disseminação da Propriedade Industrial promovidos pelo INPI.

_______________

 Ganhadores :

Juliana Cristina Maximiliano Theodoro, advogada da CSN, de São Paulo/SP

Ronaldo Moreira Machado, de Vitória/ES

Sara Fernandes, assistente jurídico da Vila Romana, de Osasco/SP

___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025