Migalhas Quentes

TJ/SP cria câmara especializada em Direito Empresarial

O Órgão Especial do TJ/SP aprovou, no último dia 2, a criação da Câmara Reservada Empresarial, que julgará conflitos envolvendo indústria, comércio, questões relacionadas à concorrência desleal, franquias e propriedade industrial.

5/2/2011


Novidade

TJ/SP cria câmara especializada em Direito Empresarial

O Órgão Especial do TJ/SP aprovou, no último dia 2, a criação da Câmara Reservada Empresarial, que julgará conflitos envolvendo indústria, comércio, questões relacionadas à concorrência desleal, franquias e propriedade industrial.

A nova câmara funcionará junto à Subseção I da Seção de Direito Privado - a maior do TJ - e seus integrantes serão escolhidos pelo Órgão Especial do TJ/SP.

Segundo a exposição de motivos apresentada ao Órgão Especial pelo presidente da Seção de Direito Privado do TJ, desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha, "a variedade dos temas recursais afetos à Subseção I, oriunda da antiga 1ª Seção Civil do TJ e com competência residual em relação às Subseções II e III, e a necessidade de modernizar-se com a especialização de temas específicos, justifica a proposta que se faz de criação de câmara especializada".

O documento revela ainda que, de janeiro a outubro de 2010, as matérias envolvendo Direito Empresarial, propriedade industrial e concorrência desleal somam 2.509 processos, e os contratos de franquia mais 117, num total 2.626 processos, o que dá uma média de 262 processos/mês ou 65 por semana. "Esses números expressivos são compatíveis com a criação de uma Câmara Especial, ou Reservada, ao Direito Empresarial", diz a minuta encaminhada pelo desembargador Maia da Cunha.

Essa é a terceira Câmara Especializada criada pelo TJ/SP. As outras foram a de Falências e Recuperações Judiciais e a de Meio Ambiente.

______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025