Migalhas Quentes

Instituições participam da celebração de recebimento da relíquia de Santo Ivo

No próximo dia 19, data dedicada a Santo Ivo, padroeiro dos advogados, a igreja de Santo Ivo, no Ibirapuera/SP, receberá uma relíquia do santo (que pode ser um osso ou pedaço da veste), que virá diretamente da França, concedida pelo bispo de Saint Brieuc e Tréguier.

11/5/2011

Celebração

Instituições participam da celebração de recebimento da relíquia de Santo Ivo

No próximo dia 19, data dedicada a Santo Ivo, padroeiro dos advogados, a igreja de Santo Ivo, no Ibirapuera/SP, receberá uma relíquia do santo (que pode ser um osso ou pedaço da veste), que virá diretamente da França, concedida pelo bispo de Saint Brieuc e Tréguier.

A relíquia de Santo Ivo será entregue para Frei Rildo, responsável pela paróquia, no próximo dia 15, na França. A chegada ao Brasil está prevista para o dia 17 e a relíquia ficará exposta na Catedral da Sé até o dia 19, quando será transportada para a igreja de Santo Ivo, onde acontecerá uma celebração solene. A coordenação da celebração, pela OAB/SP, será do conselheiro Fabio Trombetti.

Missa

Este ano, a tradicional missa em louvor a Santo Ivo, será realizada no próximo dia 19, às 19h, na Igreja de Santo Ivo (Largo da Batalha, 189 - Ibirapuera), numa iniciativa conjunta da OAB/SP, AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo.

"Para todos os advogados, Santo Ivo é nossa maior inspiração. A ele devotamos nossos pensamentos e é a ele que dedicamos nossa singela homenagem todo dia 19 de maio. Dessa forma, é com imensa satisfação que recebemos a notícia da chegada da relíquia do nosso santo protetor", disse o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D’Urso.

Palestra

No dia 18, às 19 horas, no Salão Nobre da OAB/SP, acontece palestra de José de Ávila Cruz, sobre "Santo Ivo - O Patrono dos Advogados". Cruz é presidente interino da Comissão de Resgate da Memória da OAB/SP, mestre em Direito pela PUC-SP, mestre e doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma e professor de Direito Civil e Direto Romano do Instituto de Direito Canônico Pe. Dr. Giuseppe Benito Pegoraro.

Histórico

Ivo de Kemartin nasceu na Bretanha, região oeste da França, em 1253. De Família nobre, estudou Filosofia, Teologia, Direito Eclesiástico e Civil. Patrono dos advogados, Santo Ivo era frade franciscanos e dedicou sua vida e obra à defesa dos pobres, fracos e oprimidos, ganhando fama ao colocar toda a sua erudição na defesa dos desafortunados.

Ivo morreu de causas naturais na França em 19 de maio de 1303, aos 50 anos de idade. Seu corpo foi sepultado na Catedral de Tréguier. Após processo de investigação, o Papa Clemente VI, com a solene Bula de 19 de maio de 1347, assinada em Avignon, França, proclamava Ivo inscrito no Catálogo dos Santos e Confessores, devendo ser venerado como Santo da Igreja Católica Apostólica Romana anualmente no dia 19 de maio.

Inscrições para a palestra mediante a doação de uma unidade de leite em pó integral de 400 g no ato de inscrição (Praça da Sé, 385 - térreo) ou pelo site (clique aqui).

______________

______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025