Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Tribunal do Júri"

Veja quem ganhou a obra "Tribunal do Júri" (Verbatim – 214p.), de André Mauro Lacerda Azevedo.

4/7/2011


Sorteio de obra

 

O desenvolvimento histórico do júri e sua perspectiva democrática são aspectos tratados na obra "Tribunal do Júri" (Verbatim – 214p.), de André Mauro Lacerda Azevedo.

 

O Tribunal do Júri, instituição milenar, percorreu os séculos e os continentes, passando por tiranos e democratas, príncipes e burgueses, Estados democráticos e Estados Absolutos, enfrentou, enfim, todos os vícios e virtudes da humanidade. Durante todos estes séculos, o Júri teve momentos áureos, em que seus princípios essenciais se fortaleciam, mas também contou com períodos de declínio, tendo suas características elementares esfaceladas frente às restrições e vícios do Estado absoluto e dos regimes autoritários.

O desenvolvimento histórico do júri e sua perspectiva democrática são os aspectos essenciais deste trabalho, o que não seria possível concretizar-se sem o mapeamento detalhado da instituição popular no Brasil e em outros países. É assim que o elemento histórico e o exame de direito comparado se inserem na abordagem empregada. Tal análise, contudo, não tem o condão de trazer à baila um exame pormenorizado da instituição ao longo dos séculos, o que além de desnecessário somente iria ofuscar, através da leitura prolixa e cansativa, os pontos fundamentais do estudo, que consistem no estímulo necessário não apenas para o aprofundamento dos conhecimentos de novos estudos e novas ideias sobre o Tribunal do júri e seu perfil democrático.

Sobre o autor :

André Mauro Lacerda Azevedo é promotor de Justiça no RN. Professor da pós-graduação em Direito Militar da Rede de Ensino LFG. Professor da pós-graduação em Direito Penal e Criminologia da Universidade Potiguar – UNP. Mestre em Direito Constitucional pela UFRN. Especialista em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Potiguar – UNP e palestrante em diversos congressos na área jurídica.

______________

 Ganhador :

Leonardo Schubsky, do Grupo Coimex, de São Paulo/SP

_________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Desoneração da folha: Entenda como a controvérsia chegou ao STF

26/4/2024

Advogado de ex-trabalhador é condenado por má-fé em ação contra a MRV

26/4/2024

Minuto Migalhas tem calçada da fama, ladrão de pato e tempo de vida

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Relatório de transparência salarial em xeque

26/4/2024