Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "A Decisão do Juiz e a Influência da Mídia"

A obra "A Decisão do Juiz e a Influência da Mídia" (Revista dos Tribunais – 367p.), escrita por Artur César de Souza, analisa as consequências da rede de relações de comunicação entre mídia, opinião pública e decisão judicial, demonstrando o perigo dos efeitos produzidos pelo julgamento paralelo dos mass media para a sociedade democrática e para a concretização de um justo e équo processo jurisdicional.

31/8/2011


Sorteio de obra

A obra "A Decisão do Juiz e a Influência da Mídia" (RT - Revista dos Tribunais – 367p.), escrita por Artur César de Souza, pretende chamar à responsabilidade social a conduta dos meios de comunicação em massa.

Escudados pela garantia constitucional da liberdade de imprensa, ao tratar de uma questão com foco jurídico, além de informar, muitas vezes, os meios de comunicação em massa também realizam um julgamento paralelo, desencadeando na opinião pública um conjunto de sentimentos, por vezes distantes de uma decisão justa, e até influenciando as decisões do juiz.

A presente obra tem por objetivo analisar as consequências desta rede de relações (comunicação x mídia x opinião pública x decisão judicial).

Aborda a amplitude da liberdade de expressão, a publicidade do processo e sua divulgação pela imprensa, bem como os efeitos e restrições dessa interação em face dos direitos fundamentais constitucionais dos envolvidos no processo criminal.

Apresenta soluções para uma convivência entre os princípios constitucionais e a publicidade do processo, para que esta não seja danosa às partes, mas útil, cumprindo a função de controle popular dos atos judiciais no Estado Democrático de Direito.

Sobre o autor:

Artur César de Souza é juiz Federal da vara de execuções fiscais de Londrina/PR. Doutor em Direito das Relações Sociais pela UFPR, mestre em Direito Processual Civil pela UEL, pós-doutor pelas seguintes universidades: UFSC, Università Statale di Milano e Universidad de Valencia. É também pesquisador da CAPES e professor da UNOPAR.

______________

 Ganhador :







_________________

Adquira já o seu :












______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

As câmaras reservadas em direito empresarial do TJ/SP: Um caso de sucesso

24/4/2024