Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Integração e Cidadania Europeia"

Veja quem ganhou o livro "Integração e Cidadania Europeia" (Saraiva - 616p.), organizado por Thomas Richter e Rainer Schmidt.

5/1/2012

 

Sorteio de obra

 

A cidadania europeia foi instituída pelo Tratado de Maastricht, em 1993, revisto pelo Tratado de Amsterdam. Segundo estes documentos é cidadão da UE qualquer pessoa que tenha a nacionalidade de um Estado-membro, situação esta que gerou xenofobia em relações a estrangeiros. Diante da importância e da atualidade do tema, o livro "Integração e Cidadania Europeia" (Saraiva - 616p.), organizado por Thomas Richter e Rainer Schmidt, oferece estudos, elaborados por estudiosos do Direito Internacional.

 

Muito embora os termos "cidadania" e "nacionalidade" possuam significados distintos, estão indissoluvelmente relacionados. Entre outros objetivos, os referidos tratados visam estipular um vínculo direto entre os cidadãos dos Estados-membros e a União Europeia, criando uma identidade coletiva. Para tanto, foram atribuídos direitos e deveres aos cidadãos comunitários.

Ao mesmo tempo em que esse cenário favorece os Estados-membros, especialmente do ponto de vista econômico, gera ameaças de xenofobia. A par dessa situação, doutrinadores afirmam que está surgindo um novo Império Romano, onde há "cidadãos" e "não cidadãos", os primeiros com todos os direitos e os segundos desprovidos de inúmeras garantias legais. O panorama se agrava na medida em que milhares de imigrantes ilegais vivem em países europeus - esse foi um dos assuntos mais debatidos nas eleições da Itália, da França e da Inglaterra.

Diante da importância e atualidade do tema, os autores desta coletânea apresentam reflexões e sugestões sobre os efeitos dos trabalhos tratados, além de comparar os regramentos europeus aos de outros blocos, como o Mercosul. O objetivo é trazer luz à problemática da cidadania na perspectiva da integração europeia.

Sobre os organizadores :

 

Thomas Richter é professor visitante junto à Faculdade de Direito da USP, com apoio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Advogado inscrito na Alemanha e no Brasil.

Rainer Schmidt é professor visitante junto à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e ocupante da Cátedra Martius da USP, com apoio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

__________

 Ganhador :

 

Rui Gomara, do Rio de Janeiro/RJ

__________

__________

Adquira já o seu :

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Cerca de 1/4 dos advogados desempenha outra atividade profissional

30/4/2024

45% dos advogados brasileiros têm renda de até R$ 6,6 mil

30/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

A importância do combate à alienação parental e o papel dos advogados de Direito de Família

29/4/2024

O julgamento das ADIns 2.110 e 2.111 e a revisão da vida toda

30/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

Prova de vida 2024: Saiba tudo aqui

30/4/2024