Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Direito Internacional no Tempo Antigo"

Veja quem ganhou a obra "Direito Internacional no Tempo Antigo" (Atlas – 472p.), de Paulo Borba Casella.

8/2/2012

 

Sorteio de obra

 

Com o objetivo de afastar a repetição frequente de afirmações, errôneas e infundadas, quanto à inocorrência de qualquer Direito internacional antes do advento da era moderna, a obra "Direito Internacional no Tempo Antigo" (Atlas – 472p.), de Paulo Borba Casella, mostra os elementos de sistema internacional em várias civilizações da antiguidade.

 

Seu foco é a evolução da ideia de sistema internacional. E quais elementos estão presentes, no tempo antigo, em matéria de regulação da vida internacional, por meio de institutos e preceitos de direito.

 

Na relação entre a "pré-modernidade" e a pós-modernidade, não se trata de (mais uma) história do direito internacional, mas do exame da evolução deste, no tempo. Como dado útil para a compreensão do seu papel no presente e no futuro.

 

Aqui se pode ter a percepção da multiplicidade de fenômenos de regulação da vida internacional, muito antes, bem como em tradições independentes da Paz de Augsburgo, no século XVI, ou da Paz de Westfália, no século XVII, no contexto ocidental, cristão e europeu.

 

Sobre o autor :

 

Paulo Borba Casella é doutor em direito internacional na USP. Pós-doutorado em Direito Internacional na Univ. de Paris X Nanterre. Livre-docente em Direito Internacional na USP (1993), onde conquistou a cátedra de Direito Internacional (2007), bem como lecionou em diversas Universidades, no Brasil e no exterior. Orienta teses de doutorado, mestrado, láurea e projetos de iniciação em Direito Internacional junto à USP e Universidade Robert Schumann em Estrasburgo-III. Consultor científico da FAPESP e diversas instituições. É membro da International Law Association (ILA), do Conselho do CEBRI, Conselho da Revista Temas de integração (Coimbra e Rio), Sociedade brasileira de Direito Internacional, diretor do Instituto de Direito Internacional e relações internacionais (IDIRI) e da European Community Studies Association. Professor titular da cadeira de Direito Internacional Público. Chefe do Departamento de Direito Internacional e Comparado da Faculdade de Direito da USP, onde leciona direito internacional desde 1984.

__________

 

Ganhadora :

Iassana Cesco, da BRF - Brasil Foods, de Itajaí/SC

 

__________

__________

 

Adquira já o seu :

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025