Migalhas Quentes

O talento profissional do versátil Tobias Barreto

Artigo de Evaristo de Moraes, publicado no Jornal do Commercio em 9 de julho de 1939, comemorava centenário de seu nascimento e exaltava qualidades profissionais do causídico sergipano.

17/4/2012

Filósofo, poeta, crítico, jornalista, político, advogado, jurista: impossível classificar em uma só palavra a plural personalidade de Tobias Barreto de Meneses. Nascido a 7 de junho de 1839 na vila de Campos, Província de Sergipe, dedicou-se às nobres profissões de advogado e jornalista.

O talento de Barreto, cujo nome já designou cidade, colégio e teatro, foi descrito com primor pelo também advogado Evaristo de Moraes. O texto, publicado no Jornal do Comércio em 9 de julho de 1939, comemorava o centenário de nascimento do versátil brigador. O artigo, abaixo disposto, traz peculiaridades de parte do brilhante exercício de vida e profissão de Barreto.

Vida

Apesar da intensa carreira advocatícia, ele não parou por aí: estudou latim, alemão, lecionou gramática latina, assistiu a aulas de filosofia e produziu considerável obra com estudos acerca de trabalhos de ensaístas germânicos como Ernest Haeckel e Ludwig Büchner.

No fim de 1862, Barreto viaja para Pernambuco a fim de cursar Direito na Faculdade do Recife. Ainda antes de concluir o curso, mudou-se para o município de Escada, em 1871, onde casou-se com a filha de um coronel de engenho.

Em dez anos na cidade, publicou sete periódicos e foi eleito, pelo partido liberal, deputado para a Assembleia Provincial. Na área política, porém, não alcançou sucesso. Em certa ocasião, já prevendo a derrota, o habilidoso discursista declarava não ser ovelha do rebanho, delineando as incompatibilidades políticas que lhe foram atribuídas. Na oratória, aliás, Barreto se revelava um mestre, qualquer que fosse o tema.

Apesar de não conseguir reeleição, Tobias aceita mandato popular como vereador, mas não tem tempo de exercer. Devido a sua designação como 1º suplente de juiz municipal em Escada, é nomeado como juiz substituto em abril de 1880, em seus últimos tempos no pequeno município.

Em 1883, já de volta à capital pernambucana, publica sua primeira série de estudos alemães. Nos anos seguintes, a saúde debilitada e os escassos proventos que recebia quase não permitem que o bravo causídico exerça alguma função. Ajudado por conhecidos e com despesas custeadas por subscrições, morre em 27 de junho de 1889, aos 50 anos, na casa de um amigo onde se hospedara no fim da vida.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Desoneração da folha: Entenda como a controvérsia chegou ao STF

26/4/2024

Advogado de ex-trabalhador é condenado por má-fé em ação contra a MRV

26/4/2024

Minuto Migalhas tem calçada da fama, ladrão de pato e tempo de vida

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Contribuição assistencial ou de negociação coletiva - Balizamento para compreender o tema

26/4/2024