Migalhas Quentes

Sorteio de obra - Morte na USP

x

30/8/2005

 

Sorteio de Obra

 

Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio de um exemplar do livro "Morte na USP" (190p.), escrito com maestria pela conhecida jurista Ada Pellegrini Grinover, gentilmente oferecido pela editora Manole.

 

Universidade de São Paulo, ano de 1971: cinco homicídios sacodem a USP.

 

Duas funcionárias e três professores mortos, sem aparente ligação entre eles. A assinatura do assassino é uma corda utilizada para o estrangulamento ou deixada ao lado do cadáver. Serial killer? Conspiração contra a USP, nos anos de chumbo? Delito passional? O delegado Genofre Otero segue todas as pistas, com a colaboração da psiquiatra Valentina Amabile. Vários suspeitos surgem e são investigados. No flagrante de tentativa de mais um homicídio, emerge uma confissão, que não satisfaz o delegado. Uma professora da Faculdade de Direito torna-se afinal o centro das suspeitas e cede alguns fios de cabelo para um improvável exame de DNA, incipiente à época.

 

A narração é intercalada pelas falas do assassino, que prepara e executa cada crime cuidadosamente, e pela descrição de sua atuação antes, durante e depois dos homicídios.

 

A autora, professora da Faculdade da USP, brinca com a realidade da universidade daquela época e com o momento político e os órgãos de segurança, fielmente retratados. Atribui aos personagens heterônimos que não deixam de revelar sua verdadeira identidade. Serve-se também da técnica do paradoxo, para chegar ao final surpreendente, mas perfeitamente lógico.

 

Ada Pellegrini Grinover, conhecida jurista, é titular da Cadeira n. 09 da Academia Paulista de Letras e tem dois livros de memórias publicados, ambos na 2ª edição: A menina e a guerra, da Editora Forense Universitária, ganhou um prêmio literário no Brasil e um na Itália, onde o livro foi traduzido, e A garota de São Paulo, Editora Arx. Publicou, também, contos e poemas na Revista da Academia Paulista de Direito e na Revista Brasileira, da Academia Brasileira de Letras.

 

 

___________

 

Ganhador:

 

Luiz Carlos Bastianello, de São Gabriel da Palha/ES

 

 

 
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025