Migalhas Quentes

Membros da Comissão da Verdade são empossados

Comissão terá tarefa de esclarecer violações de direitos humanos praticadas no período de 1946 até a promulgação da CF/88.

16/5/2012

A presidente Dilma Rousseff empossou na manhã desta quarta-feira, 16, os sete membros da Comissão da Verdade. A comissão terá a tarefa de esclarecer violações de direitos humanos praticadas no período de 1946 até a data da promulgação da CF/88.

Integram a comissão: Gilson Dipp, ministro do STJ; José Carlos Dias, advogado e ex-ministro da Justiça; Rosa Maria Cardoso da Cunha, advogada; Claudio Fonteles, ex-procurador-geral da República; Paulo Sérgio, sociólogo; Maria Rita Kehl, psicanalista; e José Carlos Cavalcanti Filho, advogado.

O colegiado poderá pedir informações, dados e documentos de quaisquer órgãos e entidades do poder público, mesmo se classificados com o mais alto grau de sigilo. Poderá também determinar a realização de perícias e diligências para coleta ou recuperação de informações, documentos e dados.

O prazo apresentar um relatório com as conclusões e recomendações sobre os crimes cometidos é de dois anos.

Durante a solenidade, realizada no Palácio do Planalto, Dilma afirmou que a comissão não terá caráter "revanchista”. Segundo ela, a instalação é resultado da maturidade política do Brasil. A presidente disse ainda que "o país reconhecerá nesse grupo, brasileiros que se notabilizaram pelo espírito democrático".

"Ao instalar a Comissão da Verdade não nos move o revanchismo, o ódio ou a vontade de reescrever a História, mas a vontade imperiosa de conhecer a verdade sem vetos e sem proibição. As famílias têm o direito de chorar e sepultar seus mortos e desaparecidos no regime autoritário", afirmou.

A comissão começa a funcionar no mesmo dia em que entra em vigor a lei de acesso à informação (12.527/11), que tem como objetivo facilitar o acesso a dados de órgãos da União, dos estados e dos municípios.

"Por essa lei, nunca mais os dados relativos à violação de direitos humanos poderão ser reservados, secretos ou ultrassecretos", frisou Dilma.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Dilma anuncia membros da Comissão da Verdade

11/5/2012

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024