Migalhas Quentes

Antes de se aposentar, Peluso é homenageado

Ministro será afastado compulsoriamente no próximo dia 3, quando completa 70 anos.

29/8/2012

Prestes a se aposentar compulsoriamente no próximo dia 3, quando completa 70 anos, o ministro Cezar Peluso foi homenageado pelos colegas em sua última sessão na 2ª turma do STF. Os ministros do colegiado lamentaram sua saída e foram unânimes nas manifestações de admiração pela capacidade e profissionalismo de Peluso ao longo de sua carreira.

Para Gilmar Mendes, o instituto da aposentadoria compulsória faz com que alguém com plena vitalidade tenha que de despedir do tribunal por imposição constitucional e legal. Segundo ele, Peluso atuou de forma dedicada, denodada e com brilhantismo, tanto em sua participação na 2ª turma, quanto na gestão administrativa à frente do STF e do CNJ.

Nas palavras do decano do Supremo, ministro Celso de Mello, Peluso "não só esteve à altura dos melhores momentos do STF, como também representou com muita dignidade a magistratura do Estado de São Paulo". O citado ministro foi juiz de 1º grau e, posteriormente, desembargador do TJ/SP antes de chegar ao Supremo.

Presidente da 2ª turma, o ministro Ricardo Lewandowski ressaltou que, desde a convivência com Peluso no TJ/SP, embora com atuações em câmaras e sessões diferentes, este "sempre primou pela sua probidade, retidão de caráter, amizade que dedicava aos colegas e, sobretudo, pela dedicação à magistratura".

Peluso declarou que se vê na contingência de celebrar a despedida e agradeceu às manifestações e a oportunidade de conviver com os colegas. "Foi com Vossas Excelências que pude, na verdade, coroar minha carreira de magistrado", observou. "De todos tenho recebido demonstração de apreço, amizade e, mais do que isso, de aprendizado, não apenas da relação pessoal, mas, sobretudo no tratamento das causas mais relevantes que o Judiciário brasileiro enfrenta".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025