Migalhas Quentes

Pedidos de falência e de recuperação judicial crescem em setembro

A desaceleração econômica teria prejudicado o desempenho financeiro das empresas, elevando os pedidos de falência e de recuperação judicial em 2012.

4/10/2012

Dados da Boa Vista Serviços S/A, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), mostram que o número de pedidos de falência aumentou 8,7% em setembro na comparação com agosto de 2012. No acumulado do ano o número de pedidos de falência apresenta crescimento de 27,4% contra o mesmo período de 2011. Em relação ao mesmo mês de 2011, os pedidos de falência cresceram 103,1%.

As falências decretadas, por sua vez, cresceram 3,5% em setembro e acumulam crescimento de 8,4% no ano anterior ao mesmo período de 2011. Sobre setembro de 2011 o número de falências decretadas aumentou 35,4%.

Os pedidos de recuperação judicial e o deferimento dos pedidos de recuperação também cresceram em setembro e continuam com forte tendência de alta no acumulado do ano, na comparação com o mesmo período de 2011. A tabela 1 resume os dados.

A desaceleração econômica observada recentemente na economia continua prejudicando o desempenho financeiro das empresas e diminuindo a capacidade de pagamento, elevando os pedidos de falência e de recuperação judicial em 2012. A elevação recente da inadimplência dos consumidores e empresas também se reflete na capacidade de geração de caixa das empresas.

A retomada esperada para o segundo semestre, o cenário favorável do mercado de trabalho, a redução das taxas de juros e a manutenção das isenções de impostos em alguns setores da economia ainda não aliviaram os riscos de insolvência, mas podem contribuir para a diminuição dos efeitos da redução na atividade ainda este ano.

A Boa Vista Serviços S/A coloca ao seu alcance as melhores soluções para a tomada de decisões de crédito e gestão de negócios. É a única empresa do segmento de serviços de informações comerciais com controle nacional. São mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas e mais de 42 milhões de registros de transações.

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