Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Responsabilidade dos Administradores de Sociedades Anônimas"

Veja quem ganhou a obra "Responsabilidade dos Administradores de Sociedades Anônimas".

9/1/2013

Numa sociedade cada vez mais interessada no mercado de capitais, é crescente a importância de se definir os limites de responsabilização dos administradores de S/A. A obra "Responsabilidade dos Administradores de Sociedades Anônimas" (Del Rey – 150p.), de Henrique Abi-Ackel Torres, tem como intuito estudar tais relações e delimitar os diversos níveis de responsabilização dos agentes atuantes.

"Entre estas qüestões toma vulto crescente a da responsabilidade
civil dos administradores das companhias que, em diversas ocasiões, são responsabilizados em qualquer circunstância pela oçorrência de prejuízo.

Há, sempre, a responsabilidade do administrador pelo prejuízo, ou se restringe essa responsabilidade a casos em que ocorra nexo de causalidade e ato ilícito? Este ato ilícito seria tipificado como ação culposa ou tida como mera infração do dever? São estas questões, bem como a exclusão de responsabilidade pela aplicação da regra de julgamento de negócios (business judgment rule) que pretendemos estudar, através da análise que nos parece adequada da legislação e da doutrina pertinentes, tanto no sistema civil law, como no sistema common law, onde se originou este instituto. Pretendemos, assim, estabelecer requisitos para aplicação da norma de responsabìlidade civil, bem como impor limites à sua utilização.

Para tanto, será necessária a análise dos meandros da estrutura administrativa da companhia, de cada um de seus entes, de como se dá a responsabilidade e se definem deveres, como também será necessário investigar os requisitos para reparação do dano (responsabilidade civil), com a consequente necessidade de nos aventurarmos no campo da responsabilidade penal. No curso desses estudos tornou-se necessária a abordagem histórica, para ompreendermos os primórdios da aplicação da regra de julgamento de negócios na doutrina norte-americana, além da maneira como ocorreu a transposição deste instituto para o Direito pátrio
". O autor

Sobre o autor :

Henrique Abi-AckelTorres é advogado. Membro fundador da Associação Mineira de Direito e Economia – AMDE. Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos e professor da Universidade Federal de Ouro Preto.

__________

Ganhadora :

Priscila Alves de Brito, de Paranavaí/PR

__________


_________

Adquira já um exemplar :


_________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025