Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Concessão Florestal"

Veja quem são os ganhadores da obra "Concessão Florestal".

26/4/2013

Na obra "Concessão Florestal" (JHMizuno – 373p.), o professor Raul Miguel Freitas de Oliveira analisa a concessão florestal, iniciando pelo estudo dos instrumentos de tutela da flora brasileira e passando pela apresentação das florestas públicas e a principiologia internacional que inspirou a elaboração da lei brasileira.

A concessão florestal, em linhas gerais, é um contrato administrativo por meio do qual o poder público outorga ao particular a exploração sustentável das florestas públicas, cuja disciplina legal foi inaugurada pela lei 11.284/2006, tratando-se, também, de uma das formas de gestão do patrimônio florestal público brasileiro.

Contudo, o cerne da obra encontra-se na comparação do regramento jurídico próprio desta espécie de contrato de concessão com o regramento dos contratos administrativos em geral e com aquele das concessões de serviços públicos, o que possibilitou ao autor demonstrar que a concessão florestal é uma novíssima espécie de concessão de uso de bem público, com peculiaridades decorrentes de seu objetivo principal de proteção das florestas públicas com sustentabilidade.

Dessa forma, a presente obra apresenta-se como riquíssimo material para aqueles que se dedicam ao estudo do Direito Administrativo, Direito Ambiental e, especificamente, Direito Florestal, quer sejam estudantes ou profissionais de carreiras jurídicas, tais como advogados, procuradores Federais, estaduais e municipais e membros do Poder Judiciário e do Ministério Público.

Sobre o autor :

Raul Miguel Freitas de Oliveira é professor doutor da FDRP/USP. Graduou-se em Direito em 1996 na USP, onde também obteve títulos de mestre e Doutor em Direito do Estado. É titular de cargo efetivo de procurador da Câmara Municipal de Santa Bárbara d'Oeste.

__________

 

Ganhadores :

 

Augusto César dos Santos, de Salinas da Margarida/BA;

Maria Conceição Batista, de Contagem/MG

 

 

 

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024