Migalhas Quentes

Sinthoresp denuncia Sindifast e empresas de fast food por redução de direitos trabalhistas

De acordo com o Sinthoresp, o conluio entre o Sindifast e as empresas de fast food evidencia-se e demonstra que "o surgimento da rede entidade sindical de fast food tem por objetivo real e concreto o aviltamento das condições de trabalho".

7/8/2013

O Sinthoresp encaminhou ao MPT denúncia contra o Sindifast - Sindicato dos Trabalhadores em empresas de refeições rápidas e outras 20 empresas de fast food por obtenção de lucros através da redução dos direitos trabalhistas de funcionários.

De acordo com o Sinthoresp, o conluio entre o Sindifast e as empresas de fast food evidencia-se e demonstra que "o surgimento da rede entidade sindical de fast food tem por objetivo real e concreto o aviltamento das condições de trabalho" de seus empregados. Os salários dos trabalhadores tiveram redução de mais de R$ 200, o adicional noturno caiu de 25% para 20% e as empresas foram desobrigadas de remunerar em dobro o trabalho aos domingos e feriados.

Segundo a denúncia, a relação do Sindifast com as empresas em fast food demonstra-se pela intervenção empresarial constatada nas atividades do sindicato. O texto ressalta, por exemplo, que o Sindifast atuou como assistente da rede de fast food McDonald's em ações que tramitaram na Justiça, a fim de evitar que a empresa fosse condenada ao pagamento das diferenças salariais decorrentes da aplicação de piso inferior ao dos trabalhadores em restaurantes.

O Sinthoresp alerta que, ao admitir as práticas ilegais das empresas em fast food e operar para legitimá-las, ao invés de atuar na defesa dos trabalhadores, o Sindifast torna-se coautor de tais atos.

Dessa forma, o Sinthoresp pediu ao MPT que apure o crime de desvio de finalidade que é praticado pelo Sindifast, ao desviar as contribuições descontadas dos trabalhadores para atuar contra estes, "deixando-os à mercê dos interesses empresariais e da própria diretoria do sindicato de fast food".

Por fim, o Sinthoresp pede ao MPT a necessária atenção a todos os fatos narrados na denúncia, "por se tratar de direitos de milhares de trabalhadores, que, abandonados até este momento pelo Poder Público, enxergam somente na representação sindical do Sinthoresp, a sua última esperança".

_______

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Sinthoresp pode representar trabalhadores do Giraffas

26/7/2013
Migalhas Quentes

Sinthoresp pode representar funcionários de dois condomínios de SP

1/4/2013
Migalhas Quentes

Sinthoresp é legítimo representante dos trabalhadores do Viena Express

21/2/2013

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Advogado de ex-trabalhador é condenado por má-fé em ação contra a MRV

26/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

Minuto Migalhas tem calçada da fama, ladrão de pato e tempo de vida

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Procrastinação: O inimigo invisível da advocacia

26/4/2024

O cargo comissionado de assessoramento jurídico municipal frente à nova decisão do STF: ADIn 6.331

26/4/2024

A natureza do pronunciamento judicial e a formação de título executivo parcial na ação monitória

26/4/2024

Aumento do lucro através da importação: Táticas essenciais para empresários superarem a baixa performance e alcançarem o sucesso financeiro

26/4/2024

Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

26/4/2024