Migalhas Quentes

TJs têm 30 dias para publicar edital de concurso de cartórios extrajudiciais

Com essa decisão, o corregedor nacional dá continuidade à iniciativa tomada em março de 2013, quando expediu ofício a 15 TJs e determinou a imediata preparação dos concursos.

23/8/2013

O corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, determinou o início formal, em 30 dias, do concurso público para preenchimento de titularidade de cartórios extrajudiciais do TJ/DF, TJ/AL, TJ/AM, TJ/MT, TJ/MS, TJ/PA, TJ/PB, TJ/SE e TJ/TO.

Os TJs serão notificados por ofício e a contar da data da notificação, cada tribunal deverá enviar cópia da publicação do edital do concurso ou esclarecer a fase de preparação e o cronograma para sua efetiva publicação, "sob pena de proposta de abertura dos processos disciplinares cabíveis", conforme decisão do ministro Falcão, assinada no último dia 14/8.

Com essa decisão, o corregedor nacional dá continuidade à iniciativa tomada em março de 2013, quando expediu ofício a 15 TJs e determinou a imediata preparação dos concursos, em cumprimento a uma exigência constitucional.

Exigência constitucional

A determinação do corregedor nacional de Justiça tem como base o artigo 236, parágrafo 3º, da CF. Esse dispositivo estabelece que o ingresso na atividade notarial e de registro depende de concurso público de provas e títulos, "não se permitindo que qualquer serventia fique vaga, sem abertura de concurso de provimento ou de remoção, por mais de seis meses".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Corregedor fixa prazo para TJs prepararem concurso para cartório extrajudicial

25/3/2013

Notícias Mais Lidas

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025