Migalhas Quentes

Sindicato aciona Mc Donald’s por coação psicológica

O Sinthoresp ajuizou ação, na 53ª vara do Trabalho da capital/SP, contra franqueadora do McDonald´s, por supostamente coagir uma funcionária a pedir demissão.

27/9/2013

O Sinthoresp ajuizou ação, na 53ª vara do Trabalho da capital/SP, contra franqueadora do McDonald's, por supostamente coagir uma funcionária a pedir demissão. Na inicial, o sindicato reivindica a anulação do pedido de dispensa e que a rescisão contratual passe a ser por demissão sem justa causa, com o pagamento de todo os direitos trabalhistas devidos.

Segundo o sindicato, a trabalhadora não pediu para ser demitida por "sua livre e espontânea vontade", mas em razão das condições adversas de trabalho impostas pela empresa. "Não há que se falar em pedido de demissão, mas sim em rescisão imotivada do contrato de trabalho, tendo em vista que a empresa teve, de fato, a iniciativa da ruptura contratual", afirma na inicial.

O sindicato afirma, ainda, que o pedido de demissão foi confeccionado pela própria empresa, e não de forma manuscrita pela trabalhadora. Segundo o Sinthoresp, a empregada "foi vítima de coação psicológica, sendo em sua definição 'vícios de consentimentos nos negócios jurídicos, caracterizada por uma pessoa em face de outra por meio de manobras/maquinações com violência física ou psíquica, a fim de forçar uma declaração, contra a vontade voluntária do coagido'".

Pede, por fim, que o McDonald's seja condenado ao pagamento: das diferenças salariais e reflexos sobre os demais direitos trabalhista; dos dias trabalhados em fevereiro de 2011; de indenização por dano moral causado pela imposição do consumo diário dos lanches da empresa; da taxa de manutenção do uniforme; das diferenças do vale-transporte; das multas normativas; entre outros pedidos.

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

McDonald´s deve indenizar trabalhadora que recebia lanches em lugar de vale-refeição

5/9/2013
Migalhas Quentes

McDonald’s faz acordo e pagará R$ 7,5 mi por danos morais coletivos

22/3/2013
Migalhas Quentes

McDonald’s deve regularizar jornada de funcionários de todo país

20/3/2013

Notícias Mais Lidas

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025