Migalhas Quentes

OAB quer participar do plano nacional de combate à violência no futebol

Conselho Federal protocolou ofício junto ao MJ para colaborar com o grupo que vai criar um plano nacional de combate à violência no futebol.

21/12/2013

O Conselho Federal da OAB protocolou nesta semana ofício junto ao MJ e coloca à disposição para colaborar com o grupo que vai criar um plano nacional de combate à violência no futebol. O documento é assinado pelo presidente da entidade, Marcus Vinícius Furtado, e pelo presidente da Comissão Nacional de Direito Desportivo, Tullo Cavallazzi Filho.

Segundo Cavallazzi, que também preside a seccional de Santa Catarina, "a violência nos estádios de futebol, dentro ou fora deles, chegou ao limite e requer a adoção de medidas fortes e urgentes". Ele disse que a iniciativa do governo de assumir a responsabilidade pela coordenação do plano de combate "é um primeiro passo", mas sugeriu que a estratégia envolva também as secretarias de segurança pública dos Estados.

"É preciso um serviço de inteligência para prevenção de atos violentos e identificação, por meio de tecnologia, dos torcedores criminosos. Eles precisam ser punidos". Cavallazzi defendeu também a proibição de financiamento das torcidas organizadas por parte dos clubes.

Violência

Na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013, realizada em 8/12, torcedores das equipes do Atlético/PR e do Vasco, que se enfrentavam na Arena Joinville, em SC, protagonizaram cenas de vandalismo e violência durante a partida. Quatro torcedores ficaram feridos com gravidade e outros seis foram detidos.

Os clubes já foram punidos pelo STJD. Em vez de 20 partidas sem mando de campo, pena máxima proposta pela procuradoria, o clube atleticano perdeu 12 e o Vasco, oito. Segundo o presidente da Comissão Disciplinar do STJD, Paulo Bracks, o objetivo é dar uma resposta e uma tentativa de 'basta' à violência.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025