Migalhas Quentes

Desembargadora Letícia Mello assume compromisso de honrar lições da advocacia

"Não me falta inspiração para o trabalho que está por vir."

25/4/2014

Em sessão solene realizada no dia 4/4, o TRF da 2ª região deu posse à sua mais nova integrante, a agora desembargadora Federal Letícia de Santis Mendes de Farias Mello. Ao discursar sobre os princípios e inspirações que a nortearão e a auxiliarão a conduzir seu trabalho na Corte Federal, a magistrada se comprometeu com os advogados a honrar as lições aprendidas enquanto profissional da classe e salientou: "não me falta inspiração para o trabalho que está por vir".

Cônscia dos desafios a serem superados, a desembargadora elenca como um dos principais a gestão das questões jurídicas repetitivas, definida, inclusive, pelo Comitê Gestor do Planejamento Estratégico da JF, como um dos macrodesafios para o período de 2015 a 2019.

"O juiz deve ter sensibilidade para harmonizar as garantias constitucionais e assegurar o respeito às opções políticas que tenham sido legitimamente feitas pelo legislador. Tendo sempre em mente que o fim último da ordem jurídica é a promoção da dignidade da pessoa humana. Porque, afinal, o ser humano em cada um de nós é o que realmente importa."

Saudação

A saudação a Letícia Mello ficou a cargo do desembargador Federal Aluisio Gonçalves de Castro Mendes, que, na ocasião, destacou as virtudes da magistrada, balizadoras de características primordiais como "o respeito e admiração pela Corte, o raciocínio rápido e objetivo, o diálogo franco e sereno, a urbanidade no trato, o conhecimento jurídico e o modo elegante e cordial de se portar".

"Filha primogênita do renomado, culto e admirado casal, formado pela desembargadora Sandra de Santis Mendes de Farias Mello, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, com o ministro Marco Aurélio Mendes de Farias Mello, do Supremo Tribunal Federal, (...) dos seus pais herdou a dedicação pelos estudos, o amor pelo Direito, a inteligência, o equilíbrio e o sentimento de Justiça. Como se vê, a criatura se assemelha aos criadores."

É o agir silencioso, discreto e despojado em prol dos semelhantes, para o desembargador, que a nova magistrada poderá incorporar e exercitar nos seus julgamentos a partir de agora.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Letícia Mello é nomeada desembargadora do TRF da 2ª região

19/3/2014
Migalhas Quentes

Dilma tem em mãos listas tríplices para escolha ao Judiciário

20/12/2013
Migalhas Quentes

OAB divulga inscritos para vaga de desembargador do TRF da 2ª região

23/11/2012

Notícias Mais Lidas

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

Lei 14.846/24 e a nova medida especial de proteção ao trabalho realizado em arquivos, em bibliotecas, em museus e em centros de documentação e memória

29/4/2024

Correios são condenados pelo TST a pagar indenização de R$ 20 mil a empregado que sofreu 4 assaltos

29/4/2024