Migalhas Quentes

Especialistas discutem novos desafios nas Eleições 2014

A internet como o novo espaço para propaganda eleitoral e o cuidado com boatos e replicação de conteúdo geraram discussão durante seminário organizado por Migalhas.

13/5/2014

Aconteceu nesta segunda-feira, 12/5, o seminário "Eleições 2014 : regras e temas polêmicas" promovido por Migalhas, em parceria com o Broadcast Político. O debate abordou temas como a internet, o papel dos meios de comunicação durante as eleições e o financiamento de campanha.

No primeiro painel, o advogado Hélio Freitas de Carvalho da Silveira, advogado especialista em Direito Eleitoral, citou que a propaganda eleitoral de rua será cada vez mais cerceada, em razão das restrições impostas pelas novas resoluções, como a resolução 23.404 editada pelo TSE. Dessa forma, esse tipo de publicidade encontrou espaço em outro lugar: a internet. No entanto, há que se ponderar que o ambiente pode ser um meio de disseminação de boatos, como o que envolveu o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves (MG), onde o presidenciável teve seu nome ligado erroneamente a uma informação de que teria sido condenado por improbidade."Era um boato, mas a informação ficou circulando na rede por algum tempo".

Ao lado do advogado, o ministro do TSE, Henrique Neves, falou sobre a força das redes sociais e da importância do uso da internet durante as eleições. Para ele, "desconhecer o poder da internet é desconhecer o que ela representa". O ministro apontou que uma das grandes discussões é se o provedor de conteúdo é responsável no caso de uma ação.

Após o primeiro painel, o procurador regional eleitoral substituto, Paulo Thadeu Gomes da Silva, e o advogado Flávio Luiz Yarshell, do Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados, falaram sobre o papel dos meios de comunicação durante as eleições. Falou-se de propaganda eleitoral antecipada e da influência da mídia no auxílio à formulação de juízos por parte do eleitorado durante o pré-pleito.

O outro palestrante, José Eduardo Alckmin falou sobre o financiamento de campanha. Para o advogado, esse tema é o que vai gerar maior insegurança durante esse período. Ele afirmou que o país "caminha para um quadro de favorecimento daqueles que já estão no poder". O advogado Ricardo Penteado, provocou os convidados a opinarem sobre os dois tipos de financiamento e foi travado debate sobre o financiamento público exclusivo e a forma como é feito o financiamento hoje.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025