Migalhas Quentes

Luiz Alberto Gurgel de Faria é escolhido novo ministro do STJ

Ele será sabatinado na CCJ do Senado e, se aprovado, seu nome será submetido a votação no plenário da Casa.

5/6/2014

A presidente Dilma Rousseff escolheu nesta quarta-feira, 4, o nome do desembargador Federal Luiz Alberto Gurgel de Faria, do TRF da 5ª região, para compor o STJ. Ele ocupará a vaga aberta com a aposentadoria da ministra Eliana Calmon, em dezembro do ano passado. O nome do magistrado constou de uma lista tríplice definida pelo pleno do STJ, em sessão realizada no dia 9 de abril.

Luiz Alberto Gurgel de Faria será sabatinado na CCJ do Senado e, se aprovado, seu nome será submetido a votação no plenário da Casa. A lista foi composta, ainda, pelos magistrados Reynaldo Soares da Fonseca, do TRF da 1ª região, e Messod Azulay Neto, do TRF da 2ª região.

Gurgel é mestre e doutor em Direito Público pela UFPE, professor nos cursos de especialização em Direito Tributário e Direito Administrativo na mesma Universidade, professor de Direito Tributário na UFRN e professor visitante dos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito da UFPE.

Foi juiz do Trabalho no RN (1993) e desembargador do TRE de Pernambuco (biênio 2011/2013). Foi diretor da Escola de Magistratura Federal da 5ª região, durante o biênio 2003/2005, e corregedor, no biênio 2005/2007.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Definida lista tríplice para vaga de Eliana Calmon

10/4/2014
Migalhas Quentes

Conheça os candidatos que disputam vaga da ministra Eliana Calmon no STJ

1/4/2014

Notícias Mais Lidas

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025