Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Direito das Coisas"

O Direito das Coisas é o conjunto das normas reguladoras das relações jurídicas, com caráter econômico.

29/7/2014

A obra "Direito das Coisas" (Atlas – 218p.), de Álvaro Villaça Azevedo, é a próxima a ser sorteada. O Direito das Coisas é o conjunto das normas reguladoras das relações jurídicas, com caráter econômico, entre as pessoas, relativamente às coisas corpóreas, capazes de satisfazer às suas necessidades e suscetíveis de apropriação, dentro do critério da utilidade e da raridade.

Ao abordar o tema do Direito das Coisas, de grande interesse na atualidade, mais uma vez o professor jurista Álvaro Villaça Azevedo contribui para a literatura jurídica, oferecendo importantes lições por meio de suas obras. Desta vez, o Professor Villaça empresta sua notável cultura jurídica construída em mais de 50 anos de experiência profissional para tratar de tema tão importante no cotidiano da sociedade brasileira.

Villaça estuda, ao longo da obra, a posse, a propriedade em geral, móvel e imóvel, e sua função social; os modos de sua aquisição e perda; o condomínio e seus aspectos modernos; os direitos de vizinhança e suas implicações; os direitos reais sobre coisas alheias; a propriedade resolúvel, fiduciária e promessa irretratável de venda; a enfiteuse; a superfície; as servidões, o uso, o usufruto e a habitação; o penhor, a hipoteca e a anticrese.

Este é mais um dos volumes lançados que compõem o Curso de Direito Civil de Álvaro Villaça Azevedo, de forma profunda, mas sempre didática, incluindo no final o estudo da Propriedade Autoral, que integra o capítulo dos bens incorpóreos que se visualizam nos patrimônios.

Sobre o autor :

Álvaro Villaça Azevedo é doutor em Direito pela USP. Professor titular de Direito Civil, regente de pós-graduação e ex-diretor da Faculdade de Direito da USP. Advogado e ex- Conselheiro Federal e Estadual da OAB. Parecerista e consultor jurídico.

__________

Ganhador :

Mauricio Monte Bastos, da OLX, de SP

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

STF forma maioria para negar progressão de regime a Daniel Silveira

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Procrastinação: O inimigo invisível da advocacia

26/4/2024

O cargo comissionado de assessoramento jurídico municipal frente à nova decisão do STF: ADIn 6.331

26/4/2024

A natureza do pronunciamento judicial e a formação de título executivo parcial na ação monitória

26/4/2024

Aumento do lucro através da importação: Táticas essenciais para empresários superarem a baixa performance e alcançarem o sucesso financeiro

26/4/2024

Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

26/4/2024