Migalhas Quentes

Estudante de Direito é detido suspeito de participar de fraudes de vestibulares e ENEM

O estudante é estagiário do MP.

26/11/2014

O estudante de Direito Vanil Vasconcelos Costa Junior, de 21 anos, foi preso nessa terça-feira, em Montes Claros/MG, suspeito de integrar quadrilha que burlava o ENEM e vestibulares de Medicina vendendo gabaritos para candidatos.

O estudante é estagiário do MP e atuava, segundo informações da Polícia, como “piloto” – um dos responsáveis por fazer as provas e repassar as questões e respostas para outros integrantes da quadrilha.

Operação Hemostase II

De acordo com as investigações, o estudante passou a participar das fraudes a partir da ligação com um médico, que também mora na cidade e foi preso.

Conforme a Polícia Civil, neste ano Vanil fez exame de seleção em uma faculdade de Medicina de Fortaleza e na UnB. O estudante fez também o Enem em Pontes e Lacerda/MT, onde a organização criminosa montou uma base.

Vanil teve prisão temporária decretada por cinco dias. Seu advogado alega que o estudante fez as provas em “atendimento a um amigo” e nega vínculo com a quadrilha.

Um dos objetivos da Polícia Civil e do MP na sequência da Operação Hemostase II é obter mais detalhes sobre a participação de um policial civil no esquema.

O universitário foi aprovado no processo seletivo da Universidade Estadual de Montes Claros em julho de 2011, no curso de Direito noturno, na categoria de egresso de escola pública (carente).

Em maio de 2014, enquanto cursava o 6º período, o acadêmico foi aprovado para exercer as funções de estagiário do MP junto à Coordenadoria Regional da Sub Bacia Rio Verde, Grande e Pardo na comarca de Montes Claros.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

STF arquiva ação contra jogador denunciado por manipular partida de jogo

2/12/2025

TRF-1 julgará pedido do MPF para restabelecer prisão de Daniel Vorcaro

2/12/2025

PL Antifacção: Mais de mil promotores manifestam para manter Júri

2/12/2025

STJ recebe lançamento de coletânea em homenagem a Nelson Luiz Pinto

3/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025