Migalhas Quentes

CNJ impede magistrados de atuarem em processos patrocinados por parentes

Vedação se dará não só quando o causídico estiver constituído nos autos, mas também quando integrar escritório do respectivo patrono.

4/3/2015

O plenário do CNJ aprovou nesta terça-feira, 3, a resolução 200/15, que impede os magistrados de exercerem funções judicantes ou administrativas nos processo em que estiver postulando, como advogado da parte, seu cônjuge, companheiro ou qualquer parente.

A vedação se dará não só quando o causídico estiver constituído nos autos, mas também quando integrar ou exercer suas atividades no mesmo escritório do respectivo patrono, como sócio, associado, colaborador ou empregado.

Também ficará configurado o impedimento caso o advogado mantenha vínculo profissional, ainda que esporadicamente, com a pessoa física ou jurídica prestadora de serviços advocatícios.

Proposta substitutiva

A proposta foi apresentada pela corregedora Nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi. Na sessão, duas novas versões da resolução foram apresentadas pela conselheira Maria Cristina Peduzzi e pelo conselheiro Saulo Casali Bahia.

A ministra optou, então, por retirar a sua proposta para que fossem submetidos à votação do plenário apenas as propostas substitutivas dos conselheiros. Por maioria, foi aprovado o texto proposto pela conselheira Maria Cristina Peduzzi.

Iniciativa

O presidente do CNJ e do STF, ministro Ricardo Lewandowski, louvou a iniciativa, por se tratar de texto de suma importância, "do ponto de vista moralizador, para a magistratura nacional".

Presente à sessão, o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, parabenizou o plenário do CNJ pela decisão. "Trata-se de uma medida que, sem dúvidas, traz moralidade aos julgamentos."

Marcus Vinicius classificou a questão como "um dos temas que incomodam e desgastam a prestação jurisdicional em todo o país". Na ocasião, o presidente nacional da OAB afirmou que "a advocacia de parentes torna inviável a igualdade necessária para a boa aplicação da Justiça".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

CNJ regulamentará atuação de juízes em ações defendidas por escritórios de advocacia de parentes

19/11/2014
Migalhas Quentes

Cartórios ficam proibidos de contratar parentes de magistrados a partir da próxima semana

17/8/2006

Notícias Mais Lidas

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025