Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Curso de Direitos Humanos"

O livro esclarece todos os aspectos polêmicos decorrentes dos vínculos estabelecidos entre os direitos humanos e o direito internacional contemporâneo.

16/9/2015

A obra "Curso de Direitos Humanos" (Saraiva – 2ª edição – 696p.), de André de Carvalho Ramos, detalha os principais institutos da matéria, abarcando a visão nacional e internacional dos direitos humanos e seus órgãos de proteção.

Criada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem estabeleceu ideais de acesso irrestrito aos direitos humanos para todos os povos. Desde então, perseguem-se vias que permitam que esse ideal se concretize em respostas às persistentes violações aos preceitos humanitários que continuam a ocorrer em vários locais do planeta. A cada dia crescem as preocupações e iniciativas em torno da criação de políticas e instrumentos legislativos e jurídicos capazes de viabilizar e promover regionalmente a efetivação dos direitos humanos garantidos globalmente.

Consciente da necessidade de proposição de uma teoria geral dos direitos humanos que atue efetivamente na ordem internacional, combatendo as desigualdades e afirmando um Direito que tenha por beneficiários não os Estados, mas sim os povos, André de Carvalho Ramos apresenta sua Teoria Geral dos Direitos Humanos na Ordem Internacional, publicada pela Editora Saraiva.

A obra oferece ao leitor o primeiro contato com o tema. É sistematizada e detalhada de modo a esclarecer todos os aspectos polêmicos decorrentes dos vínculos estabelecidos entre os direitos humanos e o Direito Internacional contemporâneo.

O autor inicia seus estudos pela análise dos elementos de uma teoria geral dos direitos humanos internacionais, partindo para uma profunda discussão sobre a gramática avançada dos direitos humanos internacionais, na qual são descritas e analisadas as características dos direitos humanos e de seu regime jurídico de acordo com os preceitos do direito internacional. Por fim, discute a relação do Brasil com o direito internacional dos direitos humanos, analisando os processos de formação, incorporação e impregnação das normas internacionais, sempre observando as mais recentes decisões do Supremo Tribunal Federal e dos diversos órgãos internacionais correlatos.

Sobre o autor :

André de Carvalho Ramos é professor associado de Direito Internacional e do Programa de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da USP. É livre-docente e doutor em Direito Internacional. Procurador Regional da República.





__________

Ganhadora :

Michele Vieira, de São José do Rio Preto/SP

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Ministro Zanin suspende desoneração da folha de empresas e municípios

25/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Desoneração da folha: Entenda como a controvérsia chegou ao STF

26/4/2024

Advogado de ex-trabalhador é condenado por má-fé em ação contra a MRV

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Os sete erros mais comuns ao planejar uma mudança de país

26/4/2024