Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "O estado atual do biodireito"

20/4/2006
Publicidade
Expandir publicidade


Sorteio de Obra


Migalhas sorteou um exemplar do livro "O estado atual do biodireito"

(966 p.), escrito por Maria Helena Diniz, gentilmente oferecido pela editora Saraiva. Confira o ganhador abaixo.


Os avanços da biotecnologia e da engenharia genética geram problemas ético-jurídicos, tornando imprescindível o estudo sobre a bioética e o biodireito. Nessa esteira, a renomada autora aborda questões como transfusão de sangue, transexualismo, transplante de órgãos e tecidos, experiências em seres humanos, tortura médica, a AIDS e o direito.

Seu estudo avança para a análise do direito ambiental, considerando a crise ambiental e o desenvolvimento, a preservação da biodiversidade, o impacto ambiental da biotecnologia, a biopirataria, a tutela jurídica do meio ambiente e a responsabilidade civil pelo dano ecológico. Seguindo o mesmo rigor científico que lhe é peculiar, ressalta a necessidade de adequação do estado atual às exigências do mundo moderno e discorre sobre o futuro da bioética e do biodireito no século XXI, já em consonância com a Lei n. 10.406/2002, que institui o novo Código Civil e a Lei n.11.105/2005,denominada Lei de Biossegurança.


Maria Helena Diniz

é Professora Titular de Direito Civil na PUCSP. Leciona Direito Civil Comparado, Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito nos cursos de Pós-Graduação em Direito na PUCSP.
_________________

Ganhadora:


Maria do Socorro Lima Castello Branco
, do Ministério do Meio Ambiente, de Brasília/DF

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos