Migalhas Quentes

Maternidade terá de indenizar por sumiço de placenta de paciente que perdeu o bebê

O sumiço do material teria impossibilitado o casal de descobrir os motivos da morte do bebê e riscos de uma segunda gravidez.

23/7/2016

Maternidade terá de indenizar um casal devido ao sumiço da placenta da paciente, que perdeu o bebê após o parto. O sumiço do material teria impossibilitado ao casal descobrir os motivos da morte do bebê e riscos de uma segunda gravidez. A decisão é da 2ª câmara Cível do TJ/ES, que negou provimento à apelação da maternidade. Indenização foi fixada em R$ 18 mil, a serem divididos entre os pais do bebê.

De acordo com os autos, a mulher passou a enfrentar problemas na 17ª semana de gestação. Ao atingir as 29 semanas de gravidez, começou a sentir cólicas constantes, momento em que procurou uma maternidade da Capital. O parto foi realizado, mas, seis horas depois, a paciente foi comunicada sobre a morte do bebê. Neste momento, a maternidade informou sobre o recolhimento da placenta, uma vez que seria necessária a realização de exames que identificassem as causas da morte.

Um representante do laboratório que receberia o material para análise recolheu placenta. No dia marcado para entrega do laudo, a requerente foi informada que o material havia sido levado por uma funcionária da maternidade. Ao procurar o hospital, os pais receberam a informação de que a responsabilidade pelo sumiço da placenta era do laboratório.

De acordo com o acordão, de relatoria do desembargador substituto Délio José Rocha Sobrinho, resta inequívoco o dano causado às suas esferas patrimoniais, posto que, além de experimentarem uma perda irreparável, os pais experimentaram a aflição de não terem obtido as esperadas respostas quanto ao ocorrido, por negligência tanto do laboratório quanto do hospital.

Veja o acórdão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024