Migalhas Quentes

Maternidade terá de indenizar por sumiço de placenta de paciente que perdeu o bebê

O sumiço do material teria impossibilitado o casal de descobrir os motivos da morte do bebê e riscos de uma segunda gravidez.

23/7/2016

Maternidade terá de indenizar um casal devido ao sumiço da placenta da paciente, que perdeu o bebê após o parto. O sumiço do material teria impossibilitado ao casal descobrir os motivos da morte do bebê e riscos de uma segunda gravidez. A decisão é da 2ª câmara Cível do TJ/ES, que negou provimento à apelação da maternidade. Indenização foi fixada em R$ 18 mil, a serem divididos entre os pais do bebê.

De acordo com os autos, a mulher passou a enfrentar problemas na 17ª semana de gestação. Ao atingir as 29 semanas de gravidez, começou a sentir cólicas constantes, momento em que procurou uma maternidade da Capital. O parto foi realizado, mas, seis horas depois, a paciente foi comunicada sobre a morte do bebê. Neste momento, a maternidade informou sobre o recolhimento da placenta, uma vez que seria necessária a realização de exames que identificassem as causas da morte.

Um representante do laboratório que receberia o material para análise recolheu placenta. No dia marcado para entrega do laudo, a requerente foi informada que o material havia sido levado por uma funcionária da maternidade. Ao procurar o hospital, os pais receberam a informação de que a responsabilidade pelo sumiço da placenta era do laboratório.

De acordo com o acordão, de relatoria do desembargador substituto Délio José Rocha Sobrinho, resta inequívoco o dano causado às suas esferas patrimoniais, posto que, além de experimentarem uma perda irreparável, os pais experimentaram a aflição de não terem obtido as esperadas respostas quanto ao ocorrido, por negligência tanto do laboratório quanto do hospital.

Veja o acórdão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025

Qual é o melhor caminho para quem está fora de status nos EUA neste momento?

2/12/2025

Tema 1.290/STF: Consequências jurídicas e financeiras para o crédito rural

2/12/2025

Regularizou seu imóvel pela anistia em SP? Cuidado!

2/12/2025