Migalhas Quentes

Proposta de PL busca modernizar processo administrativo tributário em SP

Texto foi desenvolvido, em parceria, pelo Movimento de Defesa da Advocacia e pelo Núcleo do Mestrado Profissional da FGV Direito SP.

9/12/2016

Foi entregue nesta quinta-feira, 8, ao deputado Fernando Capaz, presidente da Alesp, uma proposta de projeto de lei que busca modernizar a lei paulista 13.457/09, que regula o processo administrativo tributário no Estado de SP.

A proposta foi desenvolvida, em parceria, pelo MDA - Movimento de Defesa da Advocacia e pelo Núcleo do Mestrado Profissional da FGV Direito SP. De acordo com as instituições, o processo administrativo tributário paulista estaria defasado com o advento do CPC/15, não mais correspondendo à necessidade de colaborar com redução da litigiosidade no Judiciário.

A proposta é fruto de mais de um ano de trabalho, com reuniões e debates públicos realizados no auditório da Escola de Direito da FGV, nos quais participaram advogados, professores, representantes da Procuradoria do Estado, do Tribunal de Impostos e Taxas de SP, do Conselho Municipal de Tributos e da AASP.

De acordo com os autores, acredita-se que a proposta traz alterações fundamentais para a justa constituição do crédito tributário, minimizando o risco de erros e atendendo, assim, ao relevante interesse público envolvido.

Na entrega da proposta ontem, estiveram presentes, entre outros, um dos coordenadores do projeto, o advogado Eduardo Perez Salusse (Salusse Marangoni Advogados), o presidente do MDA, Rodrigo Monteiro Castro (Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados), o presidente do Conselho de Defesa do Contribuinte, Marcio da Costa, o vice-presidente do MDA, Humberto Gouveia, o presidente da Comissão de Direito Tributário do MDA, Walter Carlos Cardoso Henrique.

O grupo de trabalho foi formado por Argos Simões, Eduardo Perez Salusse, Camila Vergueiro, Cesar Eduardo Temer Zalaf, Eduardo Benclowicz, Eduardo Suessmann, Felipe Santana Novais, Jonathan Barros Vita, Juliana Furtado Costa Araujo Lorenzo Tocci, Otto Sobral, Priscila Rodrigues da Silva Teodoro, Tathiane dos Santos Piscitelli e Theodoro Malavolglia.

_____________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Desoneração da folha: Entenda como a controvérsia chegou ao STF

26/4/2024

Advogado de ex-trabalhador é condenado por má-fé em ação contra a MRV

26/4/2024

Minuto Migalhas tem calçada da fama, ladrão de pato e tempo de vida

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Contribuição assistencial ou de negociação coletiva - Balizamento para compreender o tema

26/4/2024