Migalhas Quentes

Advogados adotam conciliação on-line como alternativa para resolver demandas de clientes

Prazo para solução de um caso é em média 60 dias.

22/2/2017

Com o Judiciário abarrotado de processos, os advogados têm buscado formas eficazes para atender as demandas dos clientes. Amparados pelo CPC/15, a classe tem usado cada vez mais a conciliação on-line para resolver os conflitos de forma rápida e sem a intervenção da Justiça.

Para a advogada e coordenadora da câmara de Conciliação e Mediação On-line Vamos Conciliar, Perla Cruz, a participação dos advogados nos métodos alternativos é uma oportunidade para solucionarem os casos com mais celeridade. "Levar as demandas para a conciliação on-line contribui para uma cultura da pacificação social por meio do acordo", afirmou.

Perla explica ainda que o advogado que consegue uma solução criativa e rápida para seu cliente também deve ser remunerado pela agilidade. Afinal, a maioria dos clientes sempre quer resolver o seu problema o mais breve possível. E isso tem um custo.

"O papel do advogado na conciliação é fundamental para garantir o direito do cliente e a viabilidade do acordo, o que gera segurança jurídica para o cliente e sem prejuízo aos honorários advocatícios", concluiu a coordenadora.

O Código de Ética da OAB prevê em seu art. 48, parágrafo 5º: "É vedada, em qualquer hipótese, a diminuição dos honorários contratados em decorrência da solução do litígio por qualquer mecanismo adequado de solução extrajudicial".

A advogada Daiane Lopes Ribeiro usou pela primeira vez o canal de atendimento on-line da Vamos Conciliar para resolver o conflito de um cliente com uma multinacional de eletrodomésticos, aprovou a ferramenta e recomenda aos colegas advogados.

"Há casos que realmente é melhor para todas as partes a resolução dos conflitos através do acordo, pretendo participar quantas outras vezes me forem oferecidas propostas consideráveis. Os advogados têm que considerar essa ferramenta para resolver os processos que defendem", afirmou a advogada.

Dessa forma, todos ganham com a conciliação e mediação. Advogados e mediadores podem auxiliar as pessoas na resolução de conflitos — cada um no seu papel obviamente. O tempo é umas das vantagens da mediação.

O prazo para a solução de um caso pode ser de uma ou mais sessões, dependendo do assunto — uma média de mais ou menos 60 dias. Na Justiça, o prazo de duração de um processo leva anos até a sentença definitiva.

_______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Só é cabível ação se nomeação fora das vagas ocorrer no prazo do concurso

2/5/2024

Pablo Marçal promete US$ 1 mi a quem achar ação movida por ele; advogado encontra e cobra

2/5/2024

Apesar de profissão estressante, só 14% dos advogados fazem terapia

2/5/2024

STF fixa tese e delimita a condução de investigações penais pelo MP

2/5/2024

Advogado que cobra R$ 51 mi de Pablo Marçal deve provar que é pobre para ter justiça gratuita

3/5/2024

Artigos Mais Lidos

Cuidado com os embargos de declaração, pois pode não haver segunda chance!

2/5/2024

Origem do terreno de marinha e a perda da finalidade

2/5/2024

Isenção do IR pra quem superou câncer: Entenda seus direitos

2/5/2024

O que a regra que bane cláusula de não concorrência com trabalhadores nos EUA pode sinalizar para as empresas no Brasil

3/5/2024

Quando o cliente paga mal, você paga mais: O custo oculto da tolerância financeira na advocacia

3/5/2024