Migalhas Quentes

CCJ da Câmara aprova PL que torna obrigatória a referência ao sexo de candidatos e filiados

X

12/7/2006

 

Dados exigidos

 

CCJ da Câmara aprova PL que torna obrigatória a referência ao sexo de candidatos e filiados

 

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara aprovou o PL 4765/01, da deputada Yeda Crusius, que torna obrigatória a referência ao sexo de candidatos e filiados nos dados fornecidos à Justiça Eleitoral pelos partidos políticos, além de exigir a certidão de nascimento ou casamento para o registro do candidato.

 

A intenção da parlamentar é favorecer a participação da mulher na política brasileira por meio de uma maior fiscalização, pela JE, do cumprimento da exigência legal de percentual mínimo (30%) de candidaturas de mulheres a cargos eletivos. A relatora, deputada Sandra Rosado, apresentou parecer favorável ao projeto e contrário ao PL 931/03, que estava apensado ao PL 4765/01. Ela considerou que a proposta principal tem maior abrangência e melhor redação.

 

Dúvidas

 

Sandra Rosado observou que, diante da exigência de 30% de candidaturas de mulheres, é importante que os partidos apresentem a listagem de seus candidatos de forma clara, eliminando qualquer dúvida que possa prejudicar a rapidez do processo.

 

A relatora também acredita que é oportuna a exigência da certidão de nascimento ou casamento para instrução do pedido de registro da candidatura. Isso, segundo ela, poderá acabar com qualquer dúvida na identificação do candidato.

 

Tramitação

 

A proposta, que altera a Lei dos Partidos Políticos (9504/97), foi encaminhada ao Plenário.

 

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025

Qual é o melhor caminho para quem está fora de status nos EUA neste momento?

2/12/2025

Tema 1.290/STF: Consequências jurídicas e financeiras para o crédito rural

2/12/2025

Regularizou seu imóvel pela anistia em SP? Cuidado!

2/12/2025

Da “bomba bandeira branca” à decisão sem cor. Da validade à eficácia da cláusula de exclusividade. Qual o limite do Poder Judiciário?

2/12/2025