Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Recurso Especial no Novo Código de Processo Civil"

O autor aponta os obstáculos ao conhecimento de um recurso especial, identificando as especificidades e as maneiras de transpô-los.

6/3/2018

A obra "Recurso Especial no Novo Código de Processo Civil" (Del Rey – 4ª edição – 161p.), de Luiz Fernando Valladão Nogueira, do escritório Valladão Sociedade de Advogados, atualizada conforme as inovações do CPC/15, aborda as principais alterações promovidas, em sede de recurso especial, por esse instituto tanto na admissão dos recursos quanto na estabilização da jurisprudência.

"O recurso especial, tema do presente trabalho, não foi tratado de forma diferente. De uma só vez, como se verá adiante, o legislador sepultou a insuportável jurisprudência defensiva, ao permitir correções de vícios em recursos especiais que não sejam graves, exceto aquele que conduza à intempestividade (art. 1028 § 3º NCPC). Isso significa que o Superior Tribunal de Justiça deverá conhecer de recursos reveladores de teses jurídicas relevantes, e não fugir do exame meritório por razões secundárias de ordem formal. na mesma toada, houve mudança de norte quanto ao pressuposto recursal do prequestionamento, o qual exige que o tribunal recorrido examine expressamente a matéria que ser quer levar ao Superior Tribunal de Justiça.

(...)

O que se espera pelo presente trabalho, agora posto em conformidade com o novo sistema processual, é estimular as reflexões de todos nós, sempre com o propósito de contribuir para a implementação de uma prestação jurisdicional célere, eficiente e prática". O autor

Sobre o autor:

Luiz Fernando Valladão Nogueira é sócio do escritório Valladão Sociedade de Advogados. Procurador do município de BH. Membro efetivo e diretor adjunto do IAMG. Professor.

__________

Ganhador:

Paulo Abílio Queiroz, de Campinas/SP

_________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

STF discute critérios para MP conduzir investigações criminais

25/4/2024

Ministro Zanin suspende desoneração da folha de empresas e municípios

25/4/2024

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Os sete erros mais comuns ao planejar uma mudança de país

26/4/2024