Migalhas Quentes

Defesa de Lula pede que juízo de Curitiba negue transferência

Pedido veio da própria autoridade policial. Se for atendido, advogados pedem que seja para a grande SP.

7/5/2018

A defesa de Lula quer que o ex-presidente permaneça em Curitiba. Em petição desta segunda-feira, 2, os advogados pedem que o juízo da 12ª vara Federal da subseção de Curitiba negue incidente de transferência feito pela autoridade policial requerendo a remoção do ex-presidente.

A polícia alegou dificuldades técnicas enfrentadas para custodiar Lula, além da perturbação local que os grupos pró e contra Lula têm gerado. A procuradoria-Geral do município também requereu a instauração de incidente de transferência pelo desassossego à localidade.

No documento, a defesa lembrou os motivos pelos quais o ex-presidente cumpre pena em sala especial de Curitiba: na decisão que levou Lula à prisão, o juiz Sérgio Moro leva em consideração a dignidade do cargo ocupado, além de informar que a medida visa evitar risco à integridade moral ou física.

Ainda de acordo com a peça, no exercício da presidência Lula exerceu a função de Comandante Supremo das Forças Armadas, de modo que faz jus à prerrogativa do art. 295, inciso V, do CPP, segundo o qual oficiais e militares dos Estados serão recolhidos em prisão especial antes da condenação definitiva. Para a defesa, se oficiais têm direito a serem recolhidos em instalações militares, “evidentemente aquele que ocupou o cargo de comandante Supremo da instituição deve ter reconhecido também esse direito”.

Se não for atendido o pedido para que seja negada a transferência, a defesa solicita que esta seja feita para Sala de Estado-Maior em instalações militares situadas na grande SP, já que a manutenção do preso em local próximo a seu meio social é regra da lei de execução penal (art. 103).

A peça é assinada por Cristiano Zanin Martins, Valeska Teixeira Z. Martins, Marcelo Pucci Maia, Kaíque Rodrigues de Almeida e Pamela Torres Villar, da banca Teixeira, Martins & Advogados.

Veja a petição.

_________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil deve cessar uso do nome e logo

24/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

As câmaras reservadas em direito empresarial do TJ/SP: Um caso de sucesso

24/4/2024