Migalhas Quentes

Moro determina tornozeleira eletrônica a Dirceu e manda entregar passaporte

Condenado na Lava Jato, Dirceu foi solto por determinação da 2ª turma do STF.

30/6/2018

Após ser solto pela 2ª turma do STF, o ex-ministro José Dirceu será monitorado por tornozeleira eletrônica. A determinação é do juiz Federal Sérgio Moro. Dirceu deve comparecer a Curitiba até o dia 3 de julho para colocar tornozeleira eletrônica, para cumprir medida cautelar em casa, em Brasília, sob monitoramento.

Condenado José Dirceu de Oliveira e Silva a penas elevadas, a prudência recomenda-se o monitoramento eletrônico para proteger a aplicação da lei penal”, escreve Moro, em despacho. Segundo o juiz, “a reativação das medidas cautelares se impõe diante da suspensão da execução provisória e restabelecimento do status quo anterior”.

O petista cumpria pena de 30 anos de prisão desde o dia 18 de maio, após o TRF da 4ª região mandar executar sua pena. Dirceu foi condenado na Lava Jato por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e por organização criminosa.

Na última terça-feira, a 2ª turma do STF, por maioria, concedeu cautelar para garantir a liberdade a Dirceu enquanto não for julgado um pedido de sua defesa sobre a dosimetria de sua pena. Os advogados apontaram ao colegiado suposta ocorrência da prescrição da pretensão punitiva, em razão das penas aplicadas em concurso material para cada crime de corrupção, tendo como fundamento base o fato de Dirceu contar com mais de 70 anos na data da sentença condenatória.

No despacho, Moro manda comunicar as autoridades “acerca da reativação das cautelares, especialmente da proibição de José Dirceu de Oliveira e Silva de deixar o país e ainda a proibição de que sejam emitidos novos passaportes para ele”.

O ex-ministro também está proibido de “deixar a cidade de seu domicílio, em princípio, Brasília/DF”, de “se comunicar, por qualquer meio ou por interpostas pessoas, com os coacusados ou testemunhas” nas três ações penais que responde “com a exceção do irmão”. E deve comparecer aos depoimentos toda vez que for intimado.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STF: Genu e Dirceu aguardarão em liberdade julgamento de recursos

26/6/2018
Migalhas Quentes

José Dirceu se entrega para cumprir pena da Lava Jato

18/5/2018

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024