Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "A responsabilidade do administrador da Sociedade Limitada"

6/9/2006


Sorteio de Obra


Migalhas sorteou um exemplar do livro "A Responsabilidade do Administrador da Sociedade Limitada" (Editora Forense, 233 p.), escrito e gentilmente oferecido por Lucila de Oliveira Carvalho, da Advocacia Raul de Araújo Filho. Confira o ganhador abaixo.


O trabalho constitui notável fonte para quantos se disponham a nova meditação sobre o tema. Sua leitura deixa evidenciado ser fruto das reflexões de alguém que une as virtudes da experiência na militância da advocacia ao sólido conhecimento doutrinário e à preocupação com a pesquisa rigorosa, tudo submetido à crítica fundada em acentuado senso jurídico.

Deteve-se a autora nos aspectos jurídicos da administração das limitadas, estudando-os com profundidade e analisando as alterações decorrentes do novo código.


Inicialmente, a sociedade limitada veio atender aos anseios de empresários cujos negócios tinham caráter familiar e que, até então, não tinham outra opção senão utilizar-se da firma individual ou da sociedade em nome coletivo, com risco de seu patrimônio pessoal.


Depois disso, grandes empresas também passaram a adotar esse tipo societário, em face de seu mecanismo de funcionamento, muito mais simples do que o das sociedades anônimas.
De modo especial, a limitada mostrou-se o tipo societário mais usado na constituição de holdings, sociedades cujo objeto é a participação majoritária em outras sociedades.


Lucila de Oliveira Carvalho
é graduada pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestre <_st13a_personname productid="em Direito Comercial" w:st="on">em Direito Comercial pela UFMG. Sócia da Advocacia Raul de Araújo Filho, sociedade de advogados <_st13a_personname productid="em Belo Horizonte" w:st="on">em Belo Horizonte, Minas Gerais.
_________________


Ganhador:

Paulo Giovani Fornazari, de Cascavel/PR

 



Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024