Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Novos Estudos e Pareceres – Propriedade Intelectual"

O livro consolida alguns dos mais importantes textos formulados no caráter indutivo-dedutivo, do problema técnico à solução jurídica, em uma das atividades mais produtivas do autor: os pareceres.

5/4/2019

Está saindo do prelo a obra "Novos Estudos e Pareceres – Propriedade Intelectual" (Lumen Juris - 733), do advogado Newton Silveira, do escritório Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados – Advogados, que será lançada no próximo dia 9. Mas aqui no Migalhas o leitor sempre com as novidades em primeira mão. O livro fornece uma abordagem pragmática e realista dos multiversos da propriedade intelectual, seu fenômeno concorrencial e os impactos havidos aos não proprietários.

O livro consolida alguns dos mais importantes textos formulados no caráter indutivo-dedutivo, do problema técnico à solução jurídica, em uma das atividades mais produtivas de Newton: os pareceres. 

"Entre as principais obras de Newton, encontram-se os livros (i) “Propriedade Intelectual” (na sexta edição pela Manole, 2018), (ii) “Estudos e Pareceres de Propriedade Intelectual” (com uma única edição de 2008, pela Lumen Juris), e (iii) dezenas de capítulos de livros e artigos publicados sempre na temática dos direitos intelectuais.

Contudo, a generosidade de Newton Silveira com seus leitores também foi espelhada no cuidado em que teve, junto com o Prof. Denis Borges Barbosa, de atualizar os três tomos do clássico “Tratado da Propriedade Industrial” de Gama Cerqueira (2010, Lumen Juris), retificando os equívocos da polêmica 2ª edição de tal obra. Sem que esta atualização fosse feita, algumas gerações de estudiosos estariam circunscritos de conhecer a alma criativa do co-fundador da ‘Cruzeiro Newmarc’.

Perpassado este rápido contexto do autor e de sua autoria, resta avaliar a obra corrente. O presente livro consolida alguns dos mais importantes textos formulados no caráter indutivo-dedutivo, do problema técnico à solução jurídica, em uma das atividades mais produtivas de Newton: os pareceres. Seguindo à risca às lições de Comparato e se afastando das críticas legítimas de Calamandre², o autor fornece aos interessados uma abordagem pragmática e realista dos multiversos da propriedade intelectual, seu fenômeno concorrencial, e os impactos havidos aos não proprietários." Pedro Marcos Nunes Barbosa.

 

Sobre o autor:

Newton Silveira é sócio do escritório Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados – Advogados. Mestre em Direito Civil, doutor em Direito Comercial e professor sênior na pós-graduação da Faculdade de Direito da USP. membro do IASP.

__________

Ganhador:

Paulo Henrique da Silva, de Arujá/SP

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024