Migalhas Quentes

Liberação de agrotóxicos pelo ministério da Agricultura é questionada no STF

Na ADPF, Partido Verde afirma que liberação expõe a população e o meio ambiente a riscos incalculáveis.

4/7/2019

O Partido Verde (PV) ingressou com ação no STF para questionar nove atos do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que liberaram o registro de mais de 200 agrotóxicos no Brasil nos seis primeiros meses de 2019. A ação foi distribuída ao ministro Marco Aurélio.

Na ADPF 599, a legenda sustenta que os atos questionados contrariam frontalmente diversos preceitos fundamentais da CF, entre eles o direito à saúde e à alimentação e ao meio ambiente equilibrado.

Segundo o PV, a autorização para o registro "acelerado e irresponsável" dos novos agrotóxicos, muitos dos quais proibidos pela legislação internacional, está na contramão da tendência mundial e dos estudos sobre o tema, uma vez se mostram perigosos para a saúde humana e o meio ambiente. "A liberação de novos produtos contendo estes agrotóxicos não foi precedida de análise séria de segurança química nem de impacto tóxico e ambiental."

O partido destaca que, entre os agrotóxicos liberados, estão ao menos 11 proibidos no exterior, como o Fipronil, o Imazetapir, o Sulfentrazona e o Sulfoxaflor. Esse último, afirma, foi banido nos EUA por ser um dos principais responsáveis pelo extermínio de abelhas em algumas regiões daquele país.

O registro dessas substâncias, segundo o PV, "expõe de modo perverso toda a população a riscos incalculáveis de contaminação e de desenvolvimento de diversas doenças, sem que os cidadãos tenham qualquer possibilidade real de defesa".

A legenda pede a concessão de liminar para suspender os efeitos dos Atos 1, 4, 7, 10, 17, 24, 29, 34 e 42, todos do ministério. No mérito, requer a declaração de inconstitucionalidade dos atos questionados.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025