Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Mediação e o Reconhecimento da Pessoa"

Livro discute e aprofunda a possibilidade de solução dos conflitos interpessoais através de mecanismos mais democráticos de fazer Justiça, convidando o leitor a repensar radicalmente o papel do Direito e da justiça na sociedade atual.

16/9/2019

No livro "Mediação e o reconhecimento da pessoa" (CLA - 160p.), o autor Guilherme Assis de Almeida discute e aprofunda a possibilidade de solução dos conflitos interpessoais através de mecanismos mais democráticos de fazer Justiça, convidando o leitor a repensar radicalmente o papel do Direito e da Justiça na sociedade atual.

A primeira parte está centrada no debate sobre o direito ao acesso à Justiça, cujo surgimento se dá com Estado de Direito, e teve seu desenvolvimento no âmbito acadêmico e na comunidade jurídica a partir do relatório de Cappelletti e Garth (séc XVIII).

Para tanto, apresenta, de modo didático e com casos concretos, os pilaresdeste direito no Brasil e as esferas da justiça que são criadas para o reconhecimento da pessoa e a mediação de conflitos.

A segunda parte do livro traz o diálogo acadêmico entre os conflitos interpessoais e a violência, utilizando as dimensões do Direito e do amor para o reconhecimento intersubjetivo, com contribuições valiosas para a compreensão de que a utilização da mediação para a constituição do sujeito é condição sine qua non para o fortalecimento da democracia. 

Sobre o autor:

Guilherme Assis de Almeida é advogado, possui doutorado em Direito pela USP. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos temas de Direitos Humanos, Direito Internacional, não violência, violência e refugiado.

________

Ganhador:

Roger Pavan, de Vitória/ES

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Desoneração da folha: Entenda como a controvérsia chegou ao STF

26/4/2024

Advogado de ex-trabalhador é condenado por má-fé em ação contra a MRV

26/4/2024

Minuto Migalhas tem calçada da fama, ladrão de pato e tempo de vida

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Contribuição assistencial ou de negociação coletiva - Balizamento para compreender o tema

26/4/2024