Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Governança Corporativa em Empresas Familiares"

A obra tem como intuito analisar o nível de utilização das práticas de governança corporativa nas empresas familiares brasileiras de varejo de alimentos.

16/10/2019

Wagner Guimarães Bastos escreveu a obra "Governança Corporativa em Empresas Familiares" (Lumen Juris - 100p.) com o objetivo de analisar o nível de utilização das práticas de governança corporativa nas empresas familiares brasileiras de varejo de alimentos.

"Provavelmente de forma não intencional, o autor uniu suas características pessoais e as inseriu delicadamente nesta obra, fruto da sua dissertação de mestrado profissionalizante em Administração no Ibmec. (…)

Após a realização da pesquisa com as empresas convidadas e as associadas à Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS e/ou Associação dos Supermercadistas do Estado do Rio de Janeiro – ASSERJ, foram adotados indicadores divididos nos seguintes níveis de adesão às práticas de governança: (i) embrionário; (ii) inicial; (iii) básico; (iv) sólido; e (v) avançado, conforme muito bem definido pelo autor.

Ao final, tais níveis mostram como as empresas familiares do varejo de alimentos no Brasil estão agindo para adotar as práticas de governança corporativa e em que fase esta adesão se encontra atualmente na maioria delas.

Por estas razões, a leitura deste livro passa a ser obrigatória para quem estuda e trabalha com o setor de supermercados, com governança corporativa e com empresas familiares em geral". Prefácio escrito por Janssen Murayama, sócio da banca Murayama & Affonso Ferreira Advogados

Sobre o autor:

Wagner Guimarães Bastos é responsável pelas áreas de planejamento financeiro, contabilidade, fiscal, recebimento centralizado, além de controles financeiros, jurídico e auditoria interna da Controladoria Corporativa do Grupo Super Mercado Zona Sul desde abrir de 2013, com reporte direto à vice-presidência. Atua como professor convidado em cursos de MBA na Universidade Estácio de Sá, UCB e LATEC UFF. É mestreem Administração pelo IBMEC, MBA em Finanças pela FGV e LLM em Direito Corporativo pelo IBMEC/NYU.

__________

Ganhadora:

Gardênia Chagas Mattes, de Caxias do Sul/RS

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024