Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Comentários sobre a Introdução do Projeto de Lei de Concorrência Brasileiro"

18/10/2006


Sorteio de obra

Migalhas sorteou 5 exemplares da obra "Comentários Sobre a Introdução do Projeto de Lei de Concorrência Brasileiro" (Ed. Armazém de Idéias – 95 p.), que foi gentilmente oferecido pelo ilustríssimo causídico Jayme Vita Roso, sócio do escritório Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos. Confira os ganhadores abaixo.

A obra:

O autor , como vem fazendo ao longo dos anos, adaptando os princípios de Kennth J. Gergen, professor de Psicologia Social em Filadélfia, da corrente chamada "Construcionismo Social", convida-nos a fazer interrogações sobre a nossa visão da realidade do mundo com o mercado.

A corrente sustenta que o cognominamos realidade é uma construção, tendo em vista as relações que temos uns com os outros. E interroga, de forma dramática, se as descrições que fazemos do mundo tomam forma no interior mesmo da linguagem.

No fundo é uma audaciosa crítica ao consumismo consciente. São interrogações que não podem passar despercebidas aos estudiosos do mundo contemporâneo e àqueles que, fatigados, colidem com a falta de projetos para que, ao homem, se tenha garantida a sua condição de pessoa humana e não mero consumidor.

A avaliação de cada um dos leitores sobre as propostas contidas neste ensaio merece respeito, pois o autor, indignado, opõe-se ao mundo dos negócios que, cobrindo-se de palavras como governança e auto-regulamentação, não consegue sistematizar regras eficientes de conduta, como aquelas dos padrões éticos de profissões, como a advocacia que, até há pouco tempo, eram cardeais para a garantia dos princípios e valores democráticos.


Sobre o autor:

Jayme Vita Roso, advogado, nascido <_st13a_personname productid="em s?o Paulo." w:st="on">em são Paulo. É graduado em Direito pela USP (1956), mestrado <_st13a_personname productid="em Direito Ambiental" w:st="on">em Direito Ambiental e Social pela UNISAL-Lorena. Conselheiro do Instituto dos Advogados, na qual preside o Comitê de Recursos Naturais e Proteção ao Meio Ambiente. É membro do Conselho da Faculdade Estácio de Sá, de Belo Horizonte, e do International Advisory Board do Institute for Consumer Antitrust Studies, da Loyola Universaty, <_st13a_personname productid="em Chicago. Tem" w:st="on">em Chicago. Tem colaborado como rapporteur em Chicago da International Bar Association, no Comitê Antitruste.


__________

Ganhadores:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024