Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Fintechs, Bancos Digitais e Meios de Pagamento"

A obra explora novos termos e temas que surgiram e envolvem a regulação do sistema financeiro e de pagamentos.

10/1/2020

A obra "Fintechs, Bancos Digitais e Meios de Pagamento" (Quartier Latin - 386p.), coordenada por Pedro Eroles, do escritório FAS Advogados - Focaccia, Amaral e Lamonica Advogados, explora novos termos e temas que surgiram e envolvem a regulação do sistema financeiro e de pagamentos.

"Esse movimento de inovação para o usuário é uma transição suave, quase imperceptível no dia a dia, porque reproduz no sistema financeiro os hábitos e os processos que já fazem parte do seu cotidiano. É a produção de serviços financeiros voltados para a experiência do usuário.

Claro que, quando falamos em tecnologia e inovação no sistema financeiro, também estamos lidando com potenciais trade-offs: a inovação contribui para a inclusão financeira, para o aumento da concorrência, para o aumento das oportunidades de investimento e poupança e para o fornecimento de produtos e serviços mais acessíveis. Embora esses sejam benefícios muito relevantes, também precisamos lidar com os riscos envolvidos nessas operações, entre eles o da segurança da informação.

Portanto, nosso desafio é o de maximizar os benefícios trazidos por essa onda de inovações, ao passo que temos que manter baixos os riscos à estabilidade financeira e à privacidade dos dados pessoais.

Esta coletânea de artigos permitirá ao leitor refletir sobre a coexistência harmônica e benéfica da inovação, da competição, da estabilidade e da segurança da informação no sistema financeiro."

Manoel Pinho de Mello; diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central do Brasil.

Sobre o autor:

Pedro Eroles é advogado do escritório FAS Advogados - Focaccia, Amaral e Lamonica. Tem ampla experiência que agrega a atuação em empresas relevantes no setor de pagamentos e em grandes escritórios, com atuação na área regulatória em assuntos ligados ao setor financeiro e à indústria de meios de pagamento. Atuação em outros assuntos regulatórios, tais como regulamentação cambial e derivativos. Atuação nos mais diversos tipos de operações no mercado financeiro, tais como financiamentos (locais e cross-border), fusões e aquisições e investimentos diversos em fintechs. É também consultor da Revista da Procuradoria-Geral do Banco Central.

___________

Ganhador:

Matheus de Paulo Lopes, de Jequitibá/MG

___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

STF arquiva ação contra jogador denunciado por manipular partida de jogo

2/12/2025

TRF-1 julgará pedido do MPF para restabelecer prisão de Daniel Vorcaro

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025