Migalhas Quentes

CNJ arquiva pedido da OAB/DF contra TRF-1 por suposta demora durante o plantão

Após Tribunal prestar esclarecimentos, corregedor Humberto Martins concluiu que Corte tomou as medidas cabíveis durante plantão judicial.

9/1/2020

O pedido de providências da OAB/DF, instaurado para apurar suposta demora do TRF da 1ª Região na análise de mandado de segurança impetrado durante plantão judiciário, foi arquivado pelo Corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, nesta quarta-feira, 8, após o presidente do Tribunal prestar esclarecimentos.

No último dia 6, o ministro havia determinado que o Tribunal prestasse esclarecimentos. Na ocasião, Humberto Martins defendeu que as demandas distribuídas durante o plantão, devem ter resposta jurisdicional em tempo hábil, “seja para reconhecer sua urgência e analisar o pedido deduzido em juízo, seja para não reconhecer o cabimento da medida durante o recesso judiciário”. 

Esclarecimentos

O presidente do TRF da 1ª Região apresentou informações à Corregedoria Nacional de Justiça esclarecendo que o referido mandado de segurança foi impetrado no dia 30 de dezembro de 2019 e que no dia 3 de janeiro de 2020 houve a concessão de liminar no caso que deu origem ao mandado de segurança, para sobrestar a eficácia da decisão até o julgamento pela Corte Especial.

Também foi informado que, no dia 6 de janeiro de 2020, o presidente do Tribunal determinou a remessa dos autos à corregedoria regional, em razão do seu impedimento e do vice-presidente da corte, conforme determina o regimento interno.

Diante dos esclarecimentos, o corregedor Humberto Martins concluiu que o Tribunal demonstrou que providenciou a análise das medidas pertinentes ao pedido de urgência durante o plantão judiciário. Assim, o pedido de providências foi arquivado.

Veja a decisão.

Informações: CNJ.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STJ recebe lançamento de coletânea em homenagem a Nelson Luiz Pinto

3/12/2025

Editora Fórum apresenta os destaques editoriais de novembro no Direito

3/12/2025

Sorteio da obra "Código da Propriedade Intelectual - Conforme os Tribunais"

3/12/2025

TSE manda retomar bloqueio de bens e valores de escritório de advocacia

3/12/2025

Trabalhadora alvo de piadas de chefes por ser autista será indenizada

3/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025