Migalhas Quentes

Cadastro não constitui lista de inimigos da advocacia, diz OAB/SP

10/11/2006

 

OAB/SP

 

Cadastro não constitui lista de inimigos da advocacia

 

A presidente em exercício da OAB/SP, Márcia Regina Machado Melaré, afirmou hoje, em entrevista, que a iniciativa da OAB/SP em divulgar os nomes dos violadores das prerrogativas dos advogados tem por objetivo resguardar o cidadão, o mais prejudicado quando o profissional não consegue realizar seu trabalho de modo adequado por não ter seus direitos respeitados.

 

“Não é uma lista e não são inimigos da advocacia. Se o advogado está no exercício da profissão, trabalhando para o seu jurisdicionado, que é pró-cidadão, e ele não consegue desenvolver a sua profissão em razão de arbitrariedades que são cometidas contra ele, na verdade, quem está sendo prejudicado é o próprio cidadão. Na verdade é um cadastro com o nosso banco de dados dos processos já julgados pela Comissão de Direitos e Prerrogativas”, explicou Márcia.

 

<_st13a_personname w:st="on" productid="Em Nota Pública">Em Nota Pública divulgada na última quarta-feira (8/11), a presidente ressaltou que as prerrogativas dos advogados não são privilégios da classe, mas normas estabelecidas em lei que garantem a liberdade de defesa e direitos dos cidadãos. O Art. 7°, inciso XVII, parágrafo 5°, do Estatuto da Advocacia garante o desagravo público quando um advogado é ofendido no exercício profissional ou em razão dele. Além disso, o nome da autoridade só é incluído no cadastro após concluída a tramitação do processo de desagravo, com decisão publicada no "Diário Oficial do Estado". Os casos de violação de prerrogativas são julgados na Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/SP, onde a autoridade pode fazer a sua defesa. Depois de findo o processo e, quando concedido o Desagravo, a OAB/SP envia representação à corregedoria competente para as medidas cabíveis.

 

_________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025