Migalhas Quentes

Câmara ratifica tratado contra a tortura

24/11/2006


Acordos internacionais


Câmara ratifica tratado contra a tortura

 

O Plenário aprovou, ontem (23/11), seis projetos de decreto legislativo (PDCs) sobre acordos internacionais realizados pelo Brasil em diversas áreas, como direitos humanos, condições de trabalho e cooperação <_st13a_personname productid="em veterinária. Todas" w:st="on">em veterinária. Todas as matérias serão enviadas ao Senado.

 

Um dos principais PDCs é o 1425/04 (clique aqui), que se refere ao Protocolo Facultativo à Convenção contra a Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes. Um dos objetivos é estabelecer um sistema de visitas regulares de representantes de órgãos nacionais e internacionais independentes a lugares onde pessoas são privadas de sua liberdade.

 

O texto do protocolo se originou de um projeto conjunto entre a Suíça e a Costa Rica, negociado por mais de dez anos no âmbito da Comissão de Direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), com apoio ativo do Brasil.

 

Trabalhadores marítimos

Já o PDC 1392/04 (clique aqui) acatou os textos da Convenção 178 e da Recomendação 185, ambas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e relativas à inspeção das condições de vida dos trabalhadores marítimos.

 

Os países signatários comprometem-se a adotar leis de proteção ao trabalhador marítimo e a designar um número suficiente de inspetores qualificados e com garantias para exigir o cumprimento das regras.

 

Brasileiros e portugueses

Facilitar a circulação de pessoas é o objetivo do acordo firmado entre o Brasil e Portugal, em 2003, e incluído no PDC 1836/06, também aprovado nesta quinta. Segundo o texto, não precisarão de visto os brasileiros ou portugueses, titulares de passaportes válidos, que desejarem entrar e permanecer no território do outro Estado por até 90 dias para fins artísticos, culturais, científicos e outros.

 

Acordo com a Croácia

O PDC 2145/06 (clique aqui) é relativo ao acordo entre o Brasil e a Croácia sobre cooperação no campo da veterinária, celebrado naquele país em 2004. Ambos os países deverão informar-se mutuamente sobre a ocorrência, em seus territórios, de doenças animais transmissíveis e sobre as eventuais medidas adotadas para controle de surtos.

 

Esse acordo estipula ainda normas a serem seguidas no caso de doenças, e prevê restrições a importações e ao trânsito de espécies animais.

 

Cooperação com a Argentina

Outra matéria aprovada nesta quinta-feira é o PDC 2350/06 (clique aqui), que ratifica o Acordo de Cooperação em Matéria de Defesa entre o Brasil e a Argentina. Ele tem o objetivo de promover a cooperação em matérias relativas à defesa, especialmente operações militares; desenvolvimento e pesquisa; aquisição de bens e serviços; e apoio logístico.

 

Expressões culturais

O texto da Convenção sobre a Proteção e Promoção das Expressões Culturais foi aprovado pelo Projeto de Decreto Legislativo 2216/06 (clique aqui). A convenção lista direitos e obrigações das partes e detalha medidas relativas à proteção das expressões culturais; ao intercâmbio de informações e transparência; à educação e à conscientização pública.

 

A convenção cria o Fundo Internacional para a Diversidade Cultural. Também será instituído o Comitê Intergovernamental para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Advogado que cobra R$ 51 mi de Pablo Marçal deve provar que é pobre para ter justiça gratuita

3/5/2024

Deputado do Acre se confunde e chama Vade Mecum de “Freddie Mercury”

3/5/2024

Governo adia Concurso Unificado em todo o país após chuvas no RS

3/5/2024

Reoneração da folha já vale para o próximo recolhimento, esclarece RF

3/5/2024

Com 26%, Direito Civil é a área de maior atuação entre os advogados

3/5/2024

Artigos Mais Lidos

Quando o cliente paga mal, você paga mais: O custo oculto da tolerância financeira na advocacia

3/5/2024

Juridicamente, empresas não podem sofrer falência!

3/5/2024

O que a regra que bane cláusula de não concorrência com trabalhadores nos EUA pode sinalizar para as empresas no Brasil

3/5/2024

Honorários advocatícios na execução por quantia certa

3/5/2024

Discussão acerca dos juros remuneratórios em contratos bancários: Uma abordagem cautelosa

3/5/2024