Migalhas Quentes

OAB/PA pede suspensão de advogado que matou promotor

29/11/2006


OAB/PA

Suspensão de advogado que matou promotor

O presidente da Seccional do Pará da OAB, Ophir Cavalcante Junior determinou ontem (28/11) abertura de processo disciplinar contra João Bosco Pereira Guimarães, além de solicitar a suspensão preventiva do advogado por ter incorrido em conduta incompatível com a dignidade da advocacia. Na semana passada, o advogado foi preso em flagrante delito e indiciado pela prática de homicídio qualificado contra o promotor de justiça da comarca de Marapanim, Fabrício Ramos Couto.

Oficio encaminhado pela OAB/PA ao Tribunal de Ética e Disciplina informa que, “com fundamento no disposto no artigo 70, § 3º, da Lei 8.906/94 (clique aqui), submeto à apreciação desse Egrégio Tribunal o pedido de suspensão preventiva do advogado João Bosco Pereira Guimarães, assim como proponho a instauração de processo ético-disciplinar para o fim de aplicar-lhe a pena de exclusão prevista no art. 38, inciso II, do EOAB, porque sua conduta o tornou inidôneo para o exercício da advocacia”.

A OAB/PA considera que os fatos estão relacionados ao exercício da profissão e que a conduta do acusado atenta contra elementares princípios defendidos pela Ordem, de respeito à pessoa humana e de dignidade da advocacia, configurando conduta flagrantemente inidônea para o exercício da profissão.

________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025