Migalhas Quentes

TRF-1 tranca investigação contra Paulo Guedes em operação sobre fraudes em fundos de pensão

Operação Greenfield investiga operações financeiras realizadas por Fundos de Investimento em Participações - FIP's geridos pela BR. Educacional Gestora Ltda., à época vinculada ao ministro da Economia.

6/10/2020

Nesta terça-feira, 6, o TRF da 1ª região arquivou as investigações sobre o ministro da Economia, Paulo Guedes, na operação Greenfield, que apura supostas fraudes em fundos de pensão. Para o colegiado, não houve comprovação de fraude por parte do ministro Guedes.

(Imagem: Pedro França/Agência Senado)

A operação investigava as operações financeiras realizadas por Fundos de Investimento em Participações - FIP's geridos pela BR. Educacional Gestora Ltda., à época vinculada ao ministro da Economia.

Em agosto deste ano, o desembargador Federal Ney Bello havia suspendido as investigações contra o ministro. Naquela decisão, o magistrado ponderou que a decisão de arquivamento da CVM acerca dos fatos investigados na operação demonstra a plausibilidade da alegação de atipicidade da conduta de Paulo Guedes.

Na tarde de hoje, o entendimento do desembargador foi seguido pelo colegiado, que entendeu que não houve comprovação de fraude por parte do ministro Guedes.

Os advogados Ticiano Figueiredo Pedro Ivo Velloso (Figueiredo & Velloso Advogados Associados) atuam em defesa do ministro Paulo Guedes:

“É uma vitória da sociedade e do direito de defesa. A decisão do TRF reconhece os elementos técnicos que sempre pautaram a defesa de Paulo Guedes no processo: os fundos foram lucrativos e todos os atos foram íntegros, dentro das regras de mercado e do mais alto padrão ético. Aliás, nos mesmos termos já reconhecidos pela CVM.

O que se espera agora é que o Ministro tenha tranquilidade para cuidar das inúmeras tarefas que seu cargo exige e não seja perseguido por divergências políticas com o órgão acusatório.”

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Suspensas investigações contra Paulo Guedes na operação Greenfield

14/8/2020

Notícias Mais Lidas

Lula sanciona lei que cria o marco legal dos jogos eletrônicos

6/5/2024

Governo adia Concurso Unificado em todo o país após chuvas no RS

3/5/2024

Justiça homologa acordo que suspendeu Concurso Nacional Unificado

4/5/2024

Servidor do TCU consegue remoção para cuidar de pai e irmão

4/5/2024

Caixa não pode alegar doença pré-existente se não exigiu exame prévio

5/5/2024

Artigos Mais Lidos

Juridicamente, empresas não podem sofrer falência!

3/5/2024

A NR 38 e o custo da segurança: Um investimento que vale a pena

4/5/2024

STJ: Crustáceos, marca e concorrência desleal

5/5/2024

Nova tributação sobre benefícios fiscais ganha protagonismo no Poder Judiciário

5/5/2024

Apuração de haveres: A possibilidade de aplicação de metodologias econômicas

5/5/2024