Migalhas Quentes

Para OAB, conciliação à distância em Juizados Especiais não autoriza prolação de sentença

Segundo conselheiro Federal Francisco Caputo, medida é uma inovação salutar.

15/10/2020

O Conselho Federal da OAB aprovou, nesta quarta-feira, 14, nota técnica que formaliza posicionamento a favor da realização de conciliações não presenciais nos Juizados Especiais Cíveis.

(Imagem: Pexels)

O relator da matéria foi o conselheiro Federal Francisco Caputo. Segundo ele, a medida é uma inovação salutar que permite nos juizados especiais a audiência por métodos audiovisuais. “Nesse período de pandemia, faz todo o sentido esse tipo de inovação, que é muito bem-vinda. A advocacia, no entanto, faz o alerta de que a lei não contempla a possibilidade de o juiz proferir sentença pelo simples fato da ausência da parte demandada, mesmo que por insuficiência de recursos técnicos”, afirmou Caputo.

“Isso seria a imposição de um ônus pesadíssimo à advocacia e à sociedade, que não tem os mesmos recursos do Estado. Além disso, temos muitos municípios que não dispõem sequer da infraestrutura de telecomunicações necessárias para o cumprimento do ato”, afirma o conselheiro.

A possibilidade de conciliações remotas nos juizados foi incluída na lei 9.099/95 pela lei 13.994/20. Na conclusão da nota técnica, a Ordem defende que “o sistema para realização de audiências não presenciais no Juizado seja utilizado apenas e tão somente nas hipóteses de manifesto interesse das partes e/ou nas hipóteses cuja distância do jurisdicionado dificulte a realização presencial”.

"Se as partes não conseguirem participar da audiência de conciliação virtual por qualquer fator, seja técnico ou não, inclusive se não disponibilizado local adequado para realização do ato dentro dos prédios oficiais do Poder Judiciário, com a devida vênia, não pode haver o ato da audiência de conciliação e, por consequência, não poderá ser proferida sentença. Diante de tais considerações, é que se sugere que a utilização de meios não presenciais para a realização de audiências de conciliação sejam regulamentadas de forma uniforme pelo Conselho Nacional de Justiça, considerando as peculiaridades existentes nas diversas regiões do pais, mormente as dificuldades de acesso á tecnologia, sendo essa uma possibilidade apenas e tão somente quando as partes assim requererem expressamente.", diz trecho da nota. 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

Análise da lei 13.994/20 que possibilita a conciliação não presencial no âmbito dos juizados especiais cíveis

4/5/2020
Migalhas Quentes

Lei estabelece videoconferência em Juizados Especiais Cíveis

27/4/2020

Notícias Mais Lidas

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

Lei 14.846/24 e a nova medida especial de proteção ao trabalho realizado em arquivos, em bibliotecas, em museus e em centros de documentação e memória

29/4/2024

Correios são condenados pelo TST a pagar indenização de R$ 20 mil a empregado que sofreu 4 assaltos

29/4/2024