Migalhas Quentes

Plano de saúde deve custear procedimento fora do rol da ANS

Para magistrado, o rol de procedimentos tem natureza meramente exemplificativa.

14/1/2021

Plano de saúde deve autorizar e custear procedimento percutâneo com implante de MitraClip fora do rol da ANS. Decisão é do Juiz de Direito Éder Jorge, da 19ª vara Cível e Ambiental de Goiânia. Para o magistrado, o rol de procedimentos tem natureza meramente exemplificativa.

(Imagem: Pxhere)

O paciente contou que foi diagnosticado com insuficiência mitral grave, doença esta que acomete a válvula do coração responsável por bombear sangue para o átrio e, por estar em estágio avançado, o único tratamento possível é a intervenção cirúrgica.

Devido à idade avançada, de 81 anos, alegou que se encontra acometido por várias comorbidades que são fatores de risco para o procedimento e, por esse motivo, o médico responsável indicou o tratamento percutâneo com implante de MitraClip.

Todavia, o plano de saúde negou a realização do procedimento por não constar no rol da ANS.

Ao analisar o caso, o magistrado ressaltou que o STJ e o TJ/GO entendem ser abusiva a recusa da seguradora de saúde em autorizar tratamento prescrito por médico especialista, sob a alegação de que não consta no rol dos procedimentos obrigatórios da ANS.

“O rol de procedimentos indicado pela Agência Reguladora tem natureza meramente exemplificativa, ou seja, o fato de o procedimento/exame médico indicado não constar na lista não significa que a administradora do plano não tenha obrigação de custeá-lo, devendo observar a indicação médica, com a finalidade de preservar a vida do paciente.”

Assim, deferiu a antecipação dos efeitos da tutela jurisdicional a fim de que a operadora de saúde autorize e custeie a realização do tratamento, bem como de todos os materiais e instrumentos necessários, conforme prescrição médica.

O escritório Bambirra, Merola e Andrade Advogados atua pelo paciente.

Veja a decisão.

________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Plano deve fornecer medicamento fora do rol da ANS para tratamento de câncer

29/6/2020
Migalhas Quentes

Seguradora deve cobrir tratamento não previsto no rol da ANS

23/1/2020

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025